Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
futebol brasileiro

Portuguesa volta ao STJD sob sombra de mais um rebaixamento

7 Mai 2014 - 10h21Por Terra

Portuguesa estará de volta ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro. Em sessão conduzida pela Quinta Comissão Disciplinar, o clube será julgado por deixar o campo de jogo durante a abertura da Série B, contra o Joinville, no último dia 18 de abril. A exemplo do que ocorreu em dezembro, com a queda da Série A pela escalação irregular de Héverton, o STJD pode rebaixar a Lusa.

Sob a relatoria do auditor José Nascimento, a Portuguesa será julgada em dois pontos. O Código Brasileiro de Justiça Desportiva, em seu artigo 205, fala sobre abandono de campo, possibilidade mais provável de punição. Entretanto, a Procuradoria Geral também indicou o julgamento no artigo 69 do Código da Fifa por manipulação de resultados. Neste caso, o rebaixamento é previsto. 

"Seria uma pena de morte para um réu que seria, eu digo seria, primário neste caso", define José Luiz Ferreira de Almeida, advogado da Portuguesa. Apesar da postura agressiva da procuradoria em solicitar o rebaixamento, José Luiz disse não acreditar que o clima ruim criado entre o clube e a CBF possam influenciar a decisão do STJD - mantido com recursos da entidade. 

"O tribunal é independente. São membros nomeados de outros estados e com conhecimento jurídico suficiente para julgar de acordo com seu entendimento pessoal. A culpa no caso foi da CBF", emendou José Luiz. 

O discurso do procurador-geral do STJD, no entanto, sinaliza encrenca para a Portuguesa. Em entrevista ao Sportv anterior à denúncia, Paulo Schmitt falou em” farsa” e “encenação” do clube do Canindé no caso e confirmou que pode haver a exclusão do time da competição nacional.

José Luiz Ferreira de Almeida (direita) diz confiar na lisura do STJD
Foto: Thiago Tufano / Terra

Entenda o imbróglio entre Portuguesa e CBF

Para definir uma eventual punição da Portuguesa, o STJD deve analisar o que se define como eficácia jurídica. Ao se retirar de campo em Joinville, o clube apontou liminar concedida pela juíza Adaísa Bernardi Isaac Halpern, da 3ª Vara Cível do Foro Regional da Penha, em São Paulo, para o torcedor Renato de Britto Azevedo. Na decisão, ela ordena que a CBF recoloque a Lusa na Série A. 

O detalhe é que a CBF se baseia em decisão do Superior Tribunal de Justiça para que todos os casos que envolvem a Portuguesa sejam tratados pela 2ª Vara da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Por isso, a entidade e o próprio Paulo Schmitt, procurador geral do STJD, afirmam que a liminar citada pelo clube não tinha a chamada eficácia jurídica.

"A linha de defesa será de que a decisão da juíza tinha eficácia. A CBF, no sábado (dia seguinte ao episódio em Joinville), correu ao STJ e pediu que a liminar fosse cassada. Se ela não tinha eficácia, não tinha necessidade disso. Todo o corpo jurídico da Portuguesa entende dessa forma", declarou José Luiz. 

Treinador e presidente da Portuguesa também podem ser punidos

Além da Portuguesa, o treinador Argel, o presidente Ilídio Lico e o filho, Marcos Lico, serão julgados no artigo 243-A por supostamente agir contra a ética desportiva. Eles podem ser suspensos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

ESPORTE
Workshop ensina no próximo domingo 'tapembol', esporte original do Brasil
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil SORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS