Com a maior parte da 27ª rodada realizada, o Brasileiro-2014 tem uma inédita disputa entre 14 times contra o rebaixamento na sua reta final. É o que indica o histórico do campeonato de pontos corridos pesquisado pelo blog.
Antes dos dois jogos nesta noite de quinta-feira, a diferença entre o sexto colocado, Vitória (37) e o 17º, Vasco ( 32), é de apenas cinco pontos. Com 11 partidas restantes, uma distância igual ou maior do que essa já foi descontada em outros campeonatos na briga contra a degola. E há três vagas a serem evitadas.
Ressalve-se que, se o Internacional bater o Flamengo, nesta quinta, chega a 40 pontos e fica em um patamar que torna estatisticamente improvável sua queda à Série B. Em caso de empate, continua em uma posição de pequena ameaça. De qualquer jeito, ainda haveria inéditos 13 times na disputa direta para evitar o rebaixamento, já que Portuguesa e Goiás não passam dos 37 pontos nesta noite.
O grupo sob risco começa na Ponte Preta, 19ª colocada, com 26 pontos. A equipe tem possibilidade real de superar os seis pontos que a separam da salvação, como já ocorreu com o Fluminense em circunstância similar em 2009. Esse grupo acaba no Vitória, sexto. Estão fora da disputa o Náutico, que está longe na lanterna e virtualmente na Série B, e os cinco primeiros colocados, mais distantes à frente.
Para chegar a essa conclusão, o blog pesquisou todas as edições dos campeonatos de pontos corridos desde 2006, quando passou a ser disputado com 20 times. Na 27ª rodada, a diferença entre o sexto e o 17º colocados, primeiro na zona de rebaixamento, foi sempre de no mínimo 9 pontos. Em relação ao sétimo, essa distância foi de pelo menos oito pontos. Ou seja, bem superior ao que ocorre na atual edição.
Nos últimos dois anos, havia um abismo de 14 pontos entre o sexto e o primeiro do “grupo de rebaixados”.
Nesta mesma rodada do campeonato, times que estavam até seis pontos à frente da zona de degola acabaram relegados à Série B no final do Nacional. Foi o que aconteceu com o Coritiba em 2009. Já o Vitória, em 2010, tinha cinco pontos à frente da zona de degola e não escapou ao término da competição. Em resumo, é plausível que o atual sexto do momento acabe na Segundona.
Essa disputa equilibrada contra o rebaixamento deve-se aos resultados positivos, na quarta-feira, das equipes que estavam atrás no Nacional. Seis dos sete piores times até então venceram seus compromissos – apenas o Náutico perdeu, enquanto Ponte Preta, Vasco, São Paulo, Criciúma, Bahia e Coritiba triunfaram.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Câmara concede Moção de Congratulação às judocas Mariana Camargo e Maria Tereza Camargo em Vicentina

Blackjack, Roleta ou Caça-níqueis: Qual o melhor jogo para ganhar dinheiro?

Vicentina é forte no esporte também beach tênis 'celeiro de talentos'

Material esportivo: Fábrica e Prefeitura discutem parceria de apoio às modalidades em Vicentina

Governo de Mato Grosso do Sul abre inscrições para o programa Bolsa Atleta 2025-2026
Mais Lidas

Jovem luta para concluir curso técnico em enfermagem enquanto cuida da avó acamada e dos filhos

Muita tristeza na despedida da jovem Angélica de Fátima do Sul

40ª Romaria de Fátima do Sul a Aparecida do Norte aconteceu neste final de semana

Câmara Municipal de Fátima do Sul aprova criação da Associação de Brigadistas em votação unânime
