No coração de Fátima do Sul, no dia 24 de março de 1979, algo extraordinário aconteceu: a Rádio Uberlim começava a irradiar sua voz pioneira na frequência de 1.530 Quilohertz na Rua Tenente Antonio João, 1880. Mas por trás da magia das ondas sonoras havia uma história de sonho, determinação, coragem e perseverança.
O protagonista dessa jornada foi conduzida pelo saudoso José Martins Vieira, um leiteiro simples, cuja rotina começava antes mesmo do sol nascer. Eram 3 horas da madrugada quando ele acordava, tirava o leite e dedicava-se à entrega pelas casas da cidade. Seu companheiro inseparável era um radinho de pilha, que, enquanto desempenhava seu trabalho árduo, o conectava às palavras do lendário Zé Béttio, ouvindo uma boa música sertaneja. Com o som do rádio como pano de fundo, José Martins Veira, alimentava um sonho aparentemente impossível: um dia, ser dono de sua própria emissora.
Diretor e baluarte José Emílio Martins
Quando soube, através do programa "A Voz do Brasil", que uma concessão estava aberta para Fátima do Sul, José Martins viu uma oportunidade única. Ele não hesitou e procurou o primo e concunhado José Emilio Martins para embarcar nessa empreitada. E assim, começaram os desafios. O caminho foi longo, repleto de obstáculos e dificuldades. Mas José Martins, movido pela crença em algo maior, manteve firme sua determinação.
Ele procurou pessoas que pudessem ajuda-lo, pois queria saber mais sobre os procedimentos iniciais. Ele não ia desistir. No dia 22 de agosto de 1978 em decreto do Diário Oficial da União, foi publicado o decreto 82.141, com a outorga da Concessão da Rádio Uberlim de Fátima do Sul. Ao tomar conhecimento José Martins não conseguiu segurar a emoção.
Finalmente, no dia 24 de março de 1979, o sonho ganhou vida. A Rádio Uberlim nasceu, se tornando pioneira e conquistando um lugar especial na memória e no coração dos moradores de Fátima do Sul. Era mais do que uma conquista pessoal; era um legado que representava esperança, perseverança e o poder de acreditar nos próprios sonhos.
Começava ali, algo que mudaria para sempre a história do município de Fátima do Sul, a Rádio Uberlim começa a operar na frequência de 1.530 Quilohertz. Direção geral: José Martins Vieira; Direção comercial e administrativa: José Emilio Martins, Direção artística: José Miguel da Fonseca, contando com o respaldo incondicional de Rosa Fonseca Vieira, esposa do saudoso José Martins e Eunice Fonseca Martins, esposa de José Emilio Martins.
Ao longo de sua história muitos profissionais da mais alta qualificação passaram pelos microfones da Rádio Uberlim, vamos citar alguns e pedimos desculpas ao que eventualmente esquecemos. Saudosos: Jota Aguillar, Jackson Frazone, Sebastião de Mattos e o próprio José Martins Vieira que abria a programação da emissora e mais: José Miguel da Fonseca, Ademar Caetano Wilson Gonçalves, Adão de Mattos, Gerson de Souza(Netão)Edson Miguel, José Hermes Pieretti, Salviano de França, Odir Pedroso, Luiz Carlos Zanatta, Saudoso Jota Barbosa, Antonio Neres, Reinaldo Santos, Jaime Soares, saudoso Celso Guimarães, Valdir de Brito, saudoso Lourival Pereira e tantos outros.
Não esquecendo de Edvaldo Fonseca Vieira, Luiz Antonio da Fonseca, saudoso Francisco Fonseca nos transmissores, juntamente com a senhora Olímpia Fonseca.
A Rádio Uberlim de Fátima do Sul, teve também o privilégio de contar com uma equipe atenciosa, dinâmica e eficiente formada por: Vera Lúcia Camargo, Maria Aparecida Camargo, Alair Tebar, Lúcia Torres Barbosa,, Suely Machado, Márcia Belém, saudosa Alaídes Soares, Valdelis Oliveira, Silvani Nogueira, Alda Caetano da Fonseca, saudoso Santin (nosso vigilante), Carlos Alberto, Devanil Esteves, Jair dos Santos(Xororó),Adegmar Martins, Aguimar Martins, Leosmar Martins e outras.
Hoje, ao olharmos para essa história, somos inspirados pelo exemplo de José Martins Vieira, que ao lado de José Emilio Martins, nos ensinam que grandes feitos começam com pequenos sonhos. Que a linda história da Rádio Uberlim siga sendo um símbolo dessa fé e determinação que ecoaram e ecoam pelo tempo.
Anos depois a Rádio Uberlim de Fátima do Sul, foi adquirida por outros grupos de comunicação liderados pelo saudoso Antonio Lázari, José Luiz Cramolick, Luiz Carlos Zanatta, posteriormente pelo Deputado Londres Machado e atualmente pelo Grupo Gonzaga de Comunicação, operando na faixa de FM em 102,5 Megarretz.
Um pouco da história da Uberlim e fotos:
José Miguel com galões de Leite, símbolo de onde o sonho começou
Saudoso Ramão Miranda que nos deixou recentemente
José Martins e José Miguel, locutor, cunhado e grande companheiro
José Martins Vieira, um visionário e sonhador
Equipe da Rádio Uberlim em momento de descontração
Adão de Mattos(ainda garoto) ao lado de seu Santin(nosso vigilante)
Equipe em confraternização no reencontro marcado por reminiscências e muitas emoções
Homenagem ao saudoso José Martins Vieira em encontro em Fátima do Sul
O locutor Salviano de França e a Dra, Alair Tebar em encontro
João Hermes Pieretti, Salviano de França e Neres
Locutor Edson Miguel no auge do seu 'Correio Musical' e...
Equipe Uberlim, sempre como uma família
Turma no salão paroquial
Autor: Antônio Neres é Radialista, Jornalista, Corretor de imóveis e filósofo
Fonte: Redação MS WEB RADIO e Mídia MS Digital
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Expoglória movimenta Glória de Dourados com shows nacionais, rodeio, eventos esportivos e agrícolas

Festa da Linguiça de Maracaju começa sexta e vai até domingo

Porto Geral de Corumbá será o grande palco de atrações nacionais no Festival América do Sul

Curso Teatro em Cena promove formação artística e humana com foco na criatividade, expressão e inclu

Luísa Sonza no Parque das Nações Indígenas no próximo domingo é o que vai ter no MS ao Vivo gratuito
Mais Lidas

Colisão entre carro e caminhonete mobiliza Corpo de Bombeiros na BR-376, em Fátima do Sul

CRIME: Caseiro confessa que matou patrão e alega 'legítima defesa' em Deodápolis

Acidente entre caminhonete Nissan Frontier e Chevrolet Ônix, apesar da gravidade todos saem ilesos

Fatimassulenses a caminho de curso em Dourados, apagam o fogo em caminhonete e evitam o pior
