Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
em mato grosso do sul

Boi é animal de estimação com direito a banho 2 vezes por semana

Toma dois banhos por semana com shampoo de coco e é escovado constantemente

22 Abr 2014 - 06h58Por Campo Grande News

A cadela Neguinha não tem metade dos paparicos que o boi Xaropinho recebe do dono. Os dois vivem com Ricardo Rosa, 22 anos, mas o grandão é o xodó. Toma dois banhos por semana com shampoo de coco e é escovado constantemente, já a Neguinha...”Ela não precisa de tanto banho assim”, justifica o dono.

Em Figueirão, a 226 quilômetros de Campo Grande, Ricardo não é o único a ter um boi como animal de estimação. “Somos um grupo de 11 amigos. Todo mundo cuida muito bem, o bichinho merece”, conta o capataz, que ganha a vida cuidando da chácara do irmão.

Na semana passada, encontramos a dupla no centro da cidade. Ele, com uma tesourinha pequena, aparando os pelos das orelhas de Xaropinho, como quem cuida da própria beleza, com o animal amarrado em uma árvore, sobre a calçada.

Depois de pronto, Ricardo montou no boi e saiu pelas ruas do Centro. Argumentos de defensores dos animais contra a exploração do bicho, para Ricardo parecem divagações sem nenhum sentido ali, onde a maioria vive rodeada de mato. Ele lembra que nunca soube lidar com os animais de uma maneira diferente. "Aqui todo mundo é sertanejão".

No interior, pelo menos em Figueirão, quando o dia é de folga a rapaziada senta no quintal ou na varanda, puxa um tereré e começa a falar dos bois e dos rodeios. “A gente fica curtindo uma música sertaneja e conversa muito sobre animal, sobre bois e vacas, sobre os bezerros mais bonitos”, diz Ricardo.

O dia mais esperado do ano é o aniversário do município, em setembro, quando todo mundo pode exibir os bois no desfile cívico. “Vamos à cavalgada montados nos bois. O povo gosta, principalmente, quem é de fora. Eles acham curioso, diferente”, explica.

Eles já se transformaram em atração em dias de festa em toda a região. “Na semana passada fomos comemorar o aniversário de Alcinópolis. Aqui todo mundo gosta dessas coisa”, conta.

Como o boi não tem a mesma energia do cavalo, a viagem demora bem mais. “A gente anda um pouco, para quando o bichinho que descansar, deita ele na sombra de uma árvore e depois segue. Ninguém quer que ele faça esforço demais”, comenta Ricardo.

Ele acha que Xaropinho vale atualmente R$ 4 mil, mas isso é o de menos, garante. “Não tenho a menor vontade de vender”, afirma, apesar de gastar cerca de R$ 100,00 por mês com ração e exames no veterinário.

Alguns donos lixam os chifres do bicho, passam verniz para ficar mais brilhoso, mas Ricardo não. Ele gosta de respeitar a natureza do animal. “Prefiro que fique bem como ele é.”

O jovem ganhou o animal ainda bezerrinho, há 2 anos e meio, e espera que o amigo o acompanhe por muito tempo. “Ele ainda é um gurizão. Tem amigo meu que já está com boi há mais de 20 anos. É só dar carinho”, ensina.

 
Depois, o passeio pela cidade em dia de folga.Depois, o passeio pela cidade em dia de folga.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
TEMPO - Foto: Álvaro Rezende PREVISÃO DO TEMPO
Com tempo estável, terça-feira tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho