O Governo de Mato Grosso do Sul publicou, nesta terça-feira (10), o edital do processo seletivo para ingresso no Programa de Estágio MS Multiplica. O certame tem intuito de formar cadastro de reserva para estudantes de graduação interessados em atuar em órgãos da Administração Pública Estadual.
As inscrições são gratuitas, abrem nesta sexta-feira (13) e vão até 23 de março de 2026, exclusivamente no site https://www.pseg.ms.gov.br. O programa é coordenado pela SAD (Secretaria de Estado de Administração) e o processo seletivo conduzido pela Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), responsável pela organização das etapas da seleção.
Podem participar estudantes matriculados nos dois últimos anos de cursos de graduação em instituições de ensino superior vinculadas ao programa. O edital prevê a formação de cadastro de reserva por área de formação, com convocações realizadas conforme a necessidade dos órgãos do Poder Executivo estadual.
Os estudantes convocados para o programa receberão bolsa mensal equivalente a um salário mínimo; auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais. A carga horária será de 25 horas semanais, com jornada de trabalho de cinco horas diárias.
O edital também prevê reserva de vagas para ações afirmativas, conforme legislação estadual: 20% para candidatos negros; 3% para candidatos indígenas e 5% para pessoas com deficiência.
manifestaram adesão ao programa: I Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul – AEMS; II – Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN; III – Centro Universitário UNIGRAN Capital; IV – Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS; V – Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS; VI – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – IFMS; VII – Unifron Educacional Ltda; VIII – Universidade Anhanguera – UNIDERP; IX – Universidade Católica Dom Bosco – UCDB; X – Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.
Sobre o estágio
Durante o período de estágio, os estudantes vão desenvolver projetos estratégicos coletivos voltados à inovação, governança e sustentabilidade, com acompanhamento de mentores de inovação. Também haverá incorporação de práticas e conteúdos ligados à agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) e à A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), que orientam ações de sustentabilidade e responsabilidade institucional no setor público.
Além das atividades desenvolvidas nos órgãos estaduais, os estagiários participarão de formação continuada promovida pela Escolagov, com conteúdos voltados à Administração Pública, ética, governança e sustentabilidade.
Conforme o secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, o programa foca na formação de novos profissionais e em contribuir para a modernização da gestão pública. “O Programa de Estágio foi estruturado para aproximar os estudantes da realidade da Administração Pública e, ao mesmo tempo, estimular uma cultura de inovação, ética e responsabilidade na gestão. É uma oportunidade de aprendizado prático para os universitários e também de renovação de ideias dentro do serviço público.”
Etapas da seleção
O processo seletivo será composto por duas etapas eliminatórias e classificatórias, sendo elas: análise da média geral do histórico escolar, com nota mínima 6,0; e curso de formação on-line, com carga horária de 30 horas, promovido pela Escolagov-MS. A nota final será calculada entre a média acadêmica do candidato e a nota obtida no curso de formação.
O curso será dividido em três módulos:
- Estrutura do Estado e organização da administração pública;
- Normas e legislação do estágio público;
- Introdução ao ESG no setor público;
Cronograma
- Publicação do edital: 10 de março de 2026;
- Período de inscrições: 13 a 23 de março de 2026;
- Resultado final: 18 de maio de 2026;
- Previsão de início dos estágios: a partir de 1º de junho de 2026, conforme a abertura de vagas nos órgãos estaduais.
O edital completo e todas as informações do processo seletivo estão disponíveis no Diário Oficial n. 12.095. Para acessar, clique aqui.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também
JARIA
Projeto inédito no Brasil leva inteligência artificial à segunda instância dos rec. de trânsito
POLITICAS PÚBLICAS
Conselho dos Direitos da População Negra inicia nova gestão com foco diálogo e participação social
CASA DA CIDADANIA
Central de Orientação aos Municípios contribui para criação da Casa da Cidadania em Nioaque
CARTEIRA DE TRABALHO
Gente com identidade: Vicentina reforça parceria e compromisso da gestão com a identificação civil
BANDA DE JATEI
Em Jateí, prefeita recebe dirigentes e reafirma apoio à Banda Raio de Luz
Mais Lidas
FRENTE FRIAFRENTE FRIA avança e muda o tempo com risco de tempestades, confira quando ela chega
FÁTIMA DO SUL DE LUTOFátima do Sul chora e se despede da amiga Suzana Berlofa, Pax Oliveira informa sobre o velório
VICENTINA NA TECNOFAMVICENTINA: Produtores de Banana são destaque no maior evento para agricultura familiar do Centro-Sul
VICENTINA 39 ANOS - PROGRAMAÇÃOVICENTINA já vive o clima de uma das festas mais tradicionais do município, CONFIRA toda programação
A TIROS


