Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 9 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
UNIGRAN EM DESTAQUE

Estudo de professora da UNIGRAN é destaque no Globo Repórter

8 Mai 2025 - 18h00Por UNIGRAN DOURADOS

A professora Karimi Sater Gebara, do curso de Farmácia da UNIGRAN, será um dos destaques no programa Globo Repórter, que vai ao ar nesta sexta-feira, 09 de maio. A edição é sobre o consumo de plantas medicinais, em especial os benefícios da erva-mate para a saúde. Karimi, que integra o corpo docente da Instituição desde 2007, foi entrevistada pela equipe da TV Globo nas dependências da UNIGRAN, onde também desenvolveu parte fundamental de sua pesquisa de doutorado, utilizando os laboratórios do Centro Universitário.

O programa vai abordar o uso de plantas em chás e infusões. Especificamente sobre a erva-mate, a produção retrata o maior estudo clínico já realizado na América Latina e investiga os impactos do consumo da planta sobre o metabolismo, com destaque para a glicemia e a saúde cardiovascular. O trabalho da professora Karimi foi realizado em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a Universidade Paranaense (UNIPAR) e o Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica da França (INRA), envolvendo diferentes fases experimentais e contou com estrutura laboratorial de ponta e apoio científico da UNIGRAN.

“Foi um processo desafiador, especialmente para encontrar voluntários com o perfil necessário: homens saudáveis, entre 45 e 65 anos, que não utilizassem medicamentos ou consumissem produtos com polifenóis e cafeína”, explica a professora Karimi, que ministra as disciplinas de Química Geral, Química Orgânica, Química Farmacêutica e Tecnologia de Medicamentos nos cursos de Farmácia, Biomedicina e Biologia da UNIGRAN.

Segundo ela, apesar de não terem sido observadas diferenças estatísticas significativas entre os grupos tratados com extrato de erva-mate e placebo, a pesquisa indicou uma tendência consistente de melhora nos níveis de glicemia em jejum e aumento nos níveis de HDL-c (colesterol bom). “Ainda estamos estudando os mecanismos exatos que promovem essa resposta, mas acreditamos que haja interação entre os compostos fenólicos da espécie e receptores moleculares no organismo humano”, explica a pesquisadora.

A escolha da UNIGRAN como cenário da gravação não se deu por acaso. A Instituição é reconhecida pela infraestrutura de excelência e pelo corpo docente altamente qualificado. O curso de Farmácia, avaliado com nota máxima (5) pelo Ministério da Educação (MEC), é o melhor de Mato Grosso do Sul e oferece aos acadêmicos uma formação ampla e voltada à inovação, à pesquisa científica e à prática clínica.

Entre os diferenciais do curso, estão: a Farmácia Escola, equipada com setores de manipulação de medicamentos, fitoterápicos e homeopáticos, laboratórios completos de análises clínicas e de controle de qualidade de medicamentos e alimentos, área de produção semi-industrial e um consultório farmacêutico integrado, onde os acadêmicos exercitam a prática profissional em um contexto real.

“A pesquisa científica com produtos naturais é uma das grandes forças do nosso curso”, destaca a professora. “Formamos farmacêuticos capazes de desenvolver, avaliar e orientar o uso seguro de fitoterápicos com base em evidências. Disciplinas como Farmacobotânica, Farmacognosia e projetos de iniciação científica aproximam os estudantes do universo da pesquisa e da inovação, sempre integrando saberes tradicionais com o conhecimento científico moderno”, enfatiza.

A participação da professora Karimi no Globo Repórter é, além de um reconhecimento de sua dedicação à ciência, também uma confirmação da qualidade do Ensino Superior desenvolvido na UNIGRAN. “A população sul-mato-grossense, que consome tradicionalmente o chimarrão e o tereré, certamente vai se identificar com o conteúdo da matéria e acreditamos que ela também despertará o interesse da comunidade científica pela dimensão e relevância do estudo”, conclui.

A entrevista vai ao ar nesta sexta-feira, dia 9 de maio, após a novela Vale Tudo, na TV Globo. É uma oportunidade ímpar para conhecer de perto como a ciência feita em Dourados pode impactar positivamente a saúde da população.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Bioparque Pantanal prorroga as inscrições para o Clube de Ciências até 19 de maio
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
UNIGRAN lança novo aplicativo com acesso rápido a serviços acadêmicos
AULAS - Fotos: Bruno Rezende/Secom/Arquivo EDUCAÇÃO EM MS
Ensino Médio da rede estadual conquista o melhor resultado de proficiência da história de MS
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Relação entre biologia molecular e perícia criminal é destaque em Encontro de Biomedicina
Comunicação Agepen *com informações do TJMS Ressocialização
Padaria de presídio une ressocialização e solidariedade em benefício da população de MS

Mais Lidas

PROCESSO SELETIVOPROCESSO SELETIVO
Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas
PROCESSO SELETIVOOPORTUNIDADE DE EMPREGO
Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer
Domingos Mariano chegou a ficar preso nas ferragens do veículo / MS Todo DiaNÃO RESISTIU
TRISTE NOTÍCIA: Morre motorista que bateu em carreta
Região
Jovem que morreu em acidente esperava o primeiro filho e estava no 7º mês de gestação
CULTURAMA DE LUTO
Familiares e amigos se despedem de Lázaro Pegoraro, Pax Oliveira informa o velório e sepultamento