
Idealizador do espaço, Pedro Baiano morreu em 2025 aos 88 anos, sendo que Maria, sua companheira de vida, faleceu em 2013 aos 61 anos


Todos os filhos e filhas de Pedro e Maria se fizeram presentes à entrega da Sala de Memórias da família


Neta de Iracema e única bisneta de Pedro, a pequena Liz se encantou com a máquina de datilografia da Sala de Memórias

Vídeo:
Tocador de vídeo
00:00
01:00
O Sitio São Pedro, localizado em Jateí, ganhou a “Sala de Memórias”, um espaço com o objetivo de manter viva a história da família, construída ao longo de décadas tendo como base a agricultura familiar.
O espaço de preservação da memória foi idealizado por Pedro Januário de Araújo, ou simplesmente Pedro Baiano, morador pioneiro do município, tendo chegado há 65 anos, em 1961. Ele faleceu aos 88 anos, no dia 24 de novembro passado. Ainda em vida, ele tomou a iniciativa de construir um espaço para deixar expostos ferramentas, móveis e utensílios utilizados ao longo dos anos por ele e sua companheira, Maria do Nascimento Araújo.
Pedro Baiano chegou a participar da compra dos materiais de construção e no auxílio para edificar o espaço. Após sua morte, ocorrida em novembro, os oito filhos de Pedro e Maria – Ivanir, José, Iracema, Gileno, Irene, Irinete, Maria e Gilmar – deram continuidade ao projeto, contando com a ajuda dos netos, bisnetos e demais familiares. A cerimônia de entrega do espaço foi realizada carregada de muita emoção, no primeiro dia do ano de 2026.
A inauguração do museu da família contou com a presença de grande número de parentes de todas as gerações. Além de objetos, estão registradas também informações de outros familiares, dos quais os atuais são descendentes. Conforme Iracema Coelho, 0 objetivo da Sala de Memórias é preservar e compartilhar a história e a cultura do Sítio São Pedro, destacando o trabalho, a dedicação e as tradições da família .
“É um espaço para preservar a memória e a identidade cultural, compartilhar histórias e experiências, inspirar novas gerações e fortalecer laços familiares. Em resumo, a Sala de Memórias é um lugar para celebrar a história e a cultura, e para garantir que as memórias sejam preservadas para as gerações futuras”, diz a pedagoga filha de Pedro e Maria.
Viagem à Bahia – Além da sala, a família ainda cumpriu um outra sugestão desejada de Pedro Baiano, que foi uma viagem de carro para a Bahia. Ele dizia que se a pessoa vai de avião para o Nordeste, especialmente à sua Bahia, não conseguem ver todas as belezas que tem pelo caminho. A maioria dos filhos cumpriram este desejo em três veículos para uma viagem ao Sul da Bahia e percorrendo cinco mil quilômetros, no trajeto de ida e volta.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também
CARTEIRA DE TRABALHO
Gente com identidade: Vicentina reforça parceria e compromisso da gestão com a identificação civil
BANDA DE JATEI
Em Jateí, prefeita recebe dirigentes e reafirma apoio à Banda Raio de Luz
INTELIGENCIA ARTIFICIAL
Em parceria inédita com Google, Governo de MS vai oferecer I A nas escolas e criar CEP Rural
100 TABACO
Dia Mundial Sem Tabaco alerta para avanço dos vapes entre jovens e reforça ações de prevenção em MS
SALA LILÁS
Polícia Civil inaugura Sala Lilás em Corumbá e MS chega a 66 unidades de atendimento especializado
Mais Lidas
COPA DO MUNDO 2026Seleção brasileira é convocada para a copa do mundo 2026
LUTO FÁTIMA DO SULFátima do Sul amanheceu triste com a partida do guerreiro Joilson do Conselho Tutelar
CONCURSO PUBLICOConcursos: 23 editais previstos para junho com salários até R$ 32,7 mil
FESTA DAS MÃESVicentina fecha mês de maio com entrega de amor, brindes e festas para as mães, VEJA FOTOS
SOLIDARIEDADE

JATEI - FOTOS: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS