Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 5 de julho de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
CÉDULA DE IDENTIDADE INDÍGENA

Com novas ações de cidadania, Estado contabiliza emissão de 505 RGs indígenas em 2022

23 Jun 2022 - 07h57Por Portal do MS

Depois de passar por aldeias indígenas de Amambai, Caarapó e Coronel Sapucaia, o mutirão de cidadania da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul prestou atendimentos nas comunidades de Laguna Carapã, Paranhos e Tacuru, expedindo 207 documentos de identidades indígenas. Do início do ano até agora já foram emitidos 505 RGs.

Os registros são expedidos pelo Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), um dos parceiros da Defensoria Pública, que realiza as ações nas comunidades.

Até o momento, foram beneficiados 181 indígenas de Amambai, 78 de Caarapó, 39 de Coronel Sapucaia, 101 de Paranhos e 106 de Tacuru.

Em Laguna Carapã, não foram emitidos documentos, já que o serviço prestado focou no atendimento jurídico e antropológico durante a assembleia dos povos Kaiowá e Guarani. 

Para o diretor do Instituto de Identificação da Sejusp, Márcio Cristiano Paroba, "a emissão do documento de identidade para os indígenas é importante, pois garante direitos e deveres". "Dá cidadania para a pessoa", ressaltou ele.

Em todo o Estado, os  mutirões de cidadania para expedição de documentos são coordenados pelo Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (NUPIIR) da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.

Além de oferecer a confecção do RG, as ações prestam atendimentos jurídicos, dão orientações gerais, agendam casamentos coletivos e encaminham os indígenas para a elaboração de certidões de nascimento direto com o cartório.

Bruno Chaves, Subcom
Foto: Defensoria Pública

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: UNIGRAN - ASSESSORIA UNIGRAN DOURADOS
TCCs de Fisioterapia da UNIGRAN exploram temas que impactam na qualidade de vida da população
Estudante de Amambai conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática
FATIMASSULENSE JOÃO PAULO NUNES EM BRASÍLIA FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
De Fatima do Sul para Brasília: João Paulo, o estudante que luta por um Brasil mais justo por meio da educação e da política
FÁTIMA DO SUL - PARCERIA AMBIENTAL
Parceria Ambiental entre Usina Fátima do Sul e Escola tem palestra e plantio de árvores nativas
Mão-pé-boca: SES aposta em ação lúdica no CEI Zedu para reforçar prevenção entre crianças

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do Pioneiro e membro da CCB, Cidalino Américo, família informa o velório
Policial
Tragédia em Glória de Dourados: Jovem confessa ter matado a própria mãe com cinco facadas
Policial
Jovem é preso suspeito de matar a própria mãe em Glória de Dourados
GLÓRIA DE DOURADOS DE LUTO
Glória de Dourados chora a morte de Michelly Rios, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Policial
Homem condenado por roubo é capturado em ação conjunta da Polícia Civil e Militar em Deodápolis