Menu
UNIGRAN VESTIBULAR 2026
segunda, 21 de setembro de 2026
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
BIOPARQUE

Bioparque Pantanal lança edital para 4ª edição do Clube de Ciências

As inscrições já estão abertas e deverão ser realizadas exclusivamente on-line. Acesso o edital aqui.

31 Mar 2026 - 09h10Por Eduardo Coutinho, Bioparque Pantanal

O Bioparque Pantanal lançou o edital para a quarta edição do Clube de Ciências, iniciativa que tem como objetivo incentivar a produção e a iniciação científica entre estudantes do Ensino Fundamental II e Médio de escolas públicas e particulares de todo Mato Grosso do Sul. As inscrições já estão abertas e deverão ser realizadas exclusivamente on-line. Acesso o edital aqui.

Nesta edição, o programa apresenta uma novidade importante: três modalidades de ingresso, ampliando as oportunidades de participação e permitindo maior alinhamento com as realidades das escolas, estudantes e comunidades envolvidas.

As categorias disponíveis são: “Continuidade de projetos ou nova proposta de escolas parceiras”, com quatro vagas; “Participação em projetos institucionais do Bioparque Pantanal”, com duas vagas; e “Ingresso Regular”, com dez vagas.

A modalidade de continuidade ou nova proposta é voltada às escolas que participaram da edição anterior, em 2025, e busca fortalecer a parceria institucional entre o Bioparque e a escola. Já a participação em projetos institucionais permitirá que estudantes integrem iniciativas previamente estruturadas pelo Bioparque Pantanal, com duas temáticas disponíveis: “Inovação, Tecnologia, conservação, bioprospecção e bioeconomia” e “Sociedade, Turismo, cultura, ambiente e desenvolvimento local”. O ingresso regular é voltado às novas escolas interessadas em submeter projetos inéditos.

Os projetos deverão ser elaborados por grupos de três a cinco estudantes e com a supervisão de professores-orientadores, respeitando os critérios estabelecidos no edital para cada modalidade. As propostas serão submetidas por meio de formulário eletrônico (Forms) e passarão por seleção do Núcleo de Educação Ambiental do Bioparque Pantanal (NEA).

“O Clube de Ciências é uma ferramenta essencial para despertar nos jovens o interesse pela pesquisa e pela ciência desde cedo. Ao promover a iniciação científica, estamos formando cidadãos mais críticos, conscientes e comprometidos com o futuro do nosso planeta. O Bioparque Pantanal vai além de um espaço de contemplação: é um ambiente de produção de conhecimento, de troca de saberes e de popularização da ciência. Investir nesses estudantes é investir na conservação dos nossos ecossistemas e no desenvolvimento sustentável da nossa sociedade”, destaca a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri.

Com duração de seis meses, os projetos selecionados deverão resultar na apresentação de um produto final, refletindo a pesquisa desenvolvida pelos participantes.

A iniciativa valoriza propostas que abordem temas como sustentabilidade ambiental, questões sociais, práticas educacionais inovadoras, desenvolvimento e inovação. O objetivo é contribuir para a compreensão e a conservação dos ecossistemas sul-mato-grossenses, a partir da vivência e do contexto do Bioparque Pantanal.

Para a coordenadora do Clube de Ciências do Bioparque Pantanal, Thuany Valadares, além de despertar o interesse na produção científica, o projeto transforma os estudantes. “Ao longo do desenvolvimento do Clube de Ciências, conseguimos observar uma transformação muito significativa nos estudantes. Eles não apenas ampliam seus conhecimentos científicos, mas também desenvolvem habilidades socioemocionais fundamentais, como autonomia, liderança e trabalho em equipe. Muitas vezes, o estudante chega tímido, sem se posicionar ou questionar, e ao longo do processo passa a argumentar, investigar e se expressar com mais segurança. A iniciação científica tem esse papel essencial de despertar o pensamento crítico e o protagonismo juvenil, aproximando esses jovens do universo da pesquisa”, destaca.

 

Foto: Lara Miranda

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Procurando emprego no interior? Frigorífico tem 40 vagas abertas em Nova Andradina
AÇÕES GOVERNO MS
Riedel destaca histórias de quem encontrou na educação e no emprego novas oportunidades
EDUCAÇÃO
Vicentina avalia Plano de Educação e planeja a melhoria do ensino
EDUCAÇÃO
Em Vicentina, famílias agradecem gestão pela entrega de uniformes completos para estudantes
EDUCAÇÃO
Audiência pública em Jateí avalia o Plano Municipal de Educação

Mais Lidas

PLANTÃO POLICIAL - TRÁGICO ACIDENTE
TRAGÉDIA: Van com pacientes bate em carro e deixa 5 mortos na BR-163
EXECUÇÃO
Quadrilha é presa após invadir casa e matar três pessoas a tiros na frente de criança em MS
ATAQUE
Ataque a tiros em residência deixa três mortos e adolescente ferido em MS
PROVA DE VIDA
Aposentado ou pensionista que votar não precisará fazer Prova de Vida
ELEIÇÕES 2026
Pesquisa aponta cenário decisivo para o Governo do Estado de MS