O Projeto de Lei 104/2020, que determina a inclusão de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nos telejornais da rede pública de televisão, nas peças públicas e programas institucionais em âmbito estadual, foi aprovado em redação final pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), durante uma sessão plenária desta quarta-feira (03).
A proposta, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), foi apresentado em 2020 sob justificativa de que "embora nos aparelhos de televisões existam dispositivos tecnológicos que permitem a transcrição das falas por meio de legendas, a linguagem escrita na língua portuguesa, por vezes não é bem compreendida pela pessoa surda, por ser uma segunda língua e ser comparada a uma língua estrangeira ".
O projeto foi aprovado por unanimidade com 22 votos favoráveis e nenhum contrário. Diversos parlamentares ressaltaram a importância e a sensibilidade da medida.
Com a aprovação, a língua de sinais deve ser inserida na programação dos telejornais locais, nas peças públicas e programas institucionais do governo estadual, como forma de garantir o direito de acesso à informação de pessoas com deficiência auditiva.
A regra vale também para materiais divulgados nas redes sociais ou outras ferramentas tecnológicas disponíveis na internet.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com exames gratuitos para mulher, UNIGRAN recebe Unidade Móvel do Hospital de Amor em março

VOLTA ÀS AULAS: Governo de MS decide pela retomada das atividades da Rede Estadual de forma remota

Egressas de Nutrição da UNIGRAN lideram aprovação em programa de residência

Escolas estaduais perdem 15 mil alunos em um ano e governo deve abrir novo prazo de matrículas

Últimos dias para a inscrição para as 1.052 vagas do processo seletivo da UEMS

Pref. de Fátima do Sul divulga resultados das provas objetivas e de títulos do Processo Seletivo

Agora em Fátima do Sul especialista em Psicopedagogia com atendimento para criança e adolescente

Senai oferece 3.206 vagas para cursos gratuitos em Mato Grosso do Sul

Subsecretaria da Juventude oferece cursos gratuitos em parceria com o Senac
