Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 9 de julho de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
PRODUTO ARTESANAL

Governo do Estado lança Selo Arte em Mato Grosso do Sul

Produtor sul-mato-grossense que fabrica alimentos de origem animal de forma artesanal vai poder comercializá-lo em todo o território nacional

18 Nov 2019 - 07h45Por Portal do MS

Campo Grande (MS) – Produtos alimentícios de origem animal, fabricados de forma artesanal por agricultores familiares e outros tipos de micro e pequenos negócios de Mato Grosso do Sul podem, a partir de agora, ser comercializados em todo o território nacional.

Na segunda-feira (18), às 14h, o governador Reinaldo Azambuja lança o Selo Arte em Mato Grosso do Sul, certificação instituída pelo governo federal, que possibilita a livre comercialização desse tipo de produto produzidos de forma artesanal, sejam comercializados em todo o país, desde que sejam cumpridas as exigências sanitárias, de fabricação e de boas práticas agropecuárias.

A assinatura da implantação do Selo Arte em Mato Grosso do Sul será realizada no auditório da Governadoria e contará com a participação de agricultores familiares e entidades ligadas ao setor no Estado.

“O selo Arte (em referência ao produto artesanal) é a realização de um antigo sonho de produtores artesanais de todo o Brasil. Ele vai permitir que os produtos de origem animal sejam comercializados livremente em qualquer parte do território nacional, eliminando entraves burocráticos”, afirma o governador Reinaldo Azambuja.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o consumidor será o grande beneficiado com a regulamentação do Selo Arte em Mato Grosso do Sul. “Para os consumidores, será uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e sanitárias. Como já disse anteriormente a ministra Tereza Cristina, essa regulamentação garante a preservação de um saber único, original, que carrega a diversidade cultural do nosso povo”.

A Lei do Selo Arte, de autoria do deputado federal Evair De Melo, do Espirito Santo foi lançada pelo Governo Federal, em outubro, junto com a normativa do logotipo do selo e duas instruções – uma trazendo o regulamento técnico de boas práticas para produtos artesanais lácteos e a outra com informações a respeito dos procedimentos para a certificação. A primeira etapa de sua aplicação será para produtos lácteos, especialmente queijos. As próximas etapas vão abranger outros produtos, como por exemplo os embutidos, o doce de leite.

Além da implantação do Selo Arte, o Governador assinará neste dia a portaria que regulamenta o acesso do produtor ao selo e a regulamentação do queijo artesanal do Estado.

Trabalho inédito no Brasil

Em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, desde 2017, realiza ainda um trabalho inédito em todo País. Sob o comando da Semagro – em parceria com a Sebrae e Senai – buscam a padronização da produção de queijo artesanal (caipira) no Estado.

Esse trabalho visa elaborar o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Queijo Artesanal (RTIQ), que é uma certificação exigida para que o produtor obtenha o Selo Arte. “A ideia é ter um padrão para o queijo artesanal de Mato Grosso do Sul e ao mesmo tempo oferecer aos produtores do estado um RTIQ sem custos, para facilitar seu acesso ao Selo Arte”. Explicou Verruck, lembrando que nos outros Estados foi dada a obrigação do RTIQ dos produtos para cada produtor.

Kelly Ventorim, assessora de comunicação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO)

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

FOTOS: DETRAN/MS LEILÃO DETRAN/MS
Novo LEILÃO do Detran-MS tem Corsa Classic com lance inicial de R$ 3.545, veja como PARTICIPAR
Texto e fotos: Comunicação da Agepen/MS. AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Escritório Social da Agepen passa a sediar grupo de apoio do Narcóticos Anônimos
Fotos: Laucymara Ayala AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Capacitação profissional: MS Qualifica tem mais de 5 mil pré-inscritos do programa Mais Social
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Jorge Mercado abre em horário especial nesta QUARTA de feriado do aniversário de Fátima do Sul, VEJA
Pantanal terá plano de fortalecimento em Mato Grosso do Sul para todas as cadeias pecuárias

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
A guerreira descansou, amigos fazem homenagens e família informa o velório, luto em Fátima do Sul
Carro ficou destruído em acidente que terminou com três mortes (Foto: divulgação / Corpo de Bombeiros).04 MORTES REGISTRADAS
Vítimas identificadas: Sobe para 04 número de mortos em acidente com caminhonete
IMAGEM: MONTAGEM TOP MÍDIA NEWSTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Fazenda custeia translado de funcionários mortos em acidente com caminhonete
Fátima do Sul
MISSÃO INTERNACIONAL Culturamesse na Europa 2025
Órgãos da menor foram doados pela família / Rede socialTRISTE NOTÍCIA
Jovem morre aos 16 anos e família decide doar órgãos da adolescente em MS