Menu
SADER_FULL
terça, 24 de novembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
BANNER ALVORADA
rural

Em crise no país, produção de cana tem ligeira recuperação em MS

25 Abr 2014 - 14h58Por Campo Grande News

Em balanço divulgado ontem (24) pela Única (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), o cenário da produção de cana no país é de quebra de 16,9 milhões de toneladas para a safra 2014/2015. No Mato Grosso do Sul, apesar do dado negativo, a situação é de ligeira recuperação em relação à produção no restante do país.

De acordo com os dados da produção nacional, a safra 2014/2015 terá moagem de R$ 580 milhões de toneladas de cana contra 596,9 milhões da safra passada. A justificativa do setor para a queda é o clima. Longas estiagens no ano passado reduziram a capacidade produtiva das lavouras.

Apesar da queda no país, em Mato Grosso Sul o cenário é um pouco diferente. Segundo a Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de MS), a produção do Estado deve ter aumento de 6,7% na próxima safra. Serão 44,3 milhões de toneladas.

O presidente da entidade, Roberto Holanda, explica que apesar dos números crescentes e da recuperação da produtividade, a situação ainda é de crise em Mato Grosso do Sul.

“Crescemos um pouco, mas o momento é difícil, de recuperação da produtividade. São problemas climáticos acumulados nas últimas quatro safras”, explica Holanda que ressalta a falta de investimentos no setor por parte da política de governo para uma recuperação mais rápida.

Produção - O ATR (Açúcar Total Recuperável) - que corresponde à quantidade de açúcar disponível na matéria-prima subtraída das perdas no processo industrial – foi um dos mais baixos da história do Estado na safra passada (126,74 quilos por tonelada de cana) e, a custa de muitos investimentos das usinas, deve aumentar para 133,2 quilos.

O Estado manterá como prioridade a produção do etanol. Conforme a Biosul, o consumo interno em 2013 aumentou 42%, e a produção de etanol hidratado (usado para abastecer os carros) deve crescer 8,2% e atingir 1,77 bilhão de litros. Já para o etanol anidro, aquele misturado à gasolina, fecha esta safra com 668 milhões de litros, um crescimento de 13,9%.

Prejudicada anteriormente pelo baixo teor de sacarose, a expectativa é incrementar a produção de açúcar em 19,12%, e chegar a 1,6 milhão de toneladas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TORRA ESTOQUE MS
Torra Estoque MS segue até sábado com descontos especiais para população
GOVERNO PRESENTE EM DOURADOS
GOVERNO PRESENTE: Obra do acesso do Aeroporto à BR-463 contempla pedido de Barbosinha em Dourados
ALTA NO PREÇO
Bolsonaro diz que alta nos preços dos alimentos é consequência do "fique em casa"
AUXILIO POPULAÇÃO
Ala política defende prorrogar auxílio emergencial, mas Bolsonaro ainda não decidiu
INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS
Com apoio da Defesa Civil Nacional, Estado construirá 15 pontes de concreto no Pantanal
COMBATE AO MOSQUITO
Ação estratégica: Governo faz Dia D da campanha "Aproveite a Quarentena e Limpe o seu Quintal"
AÇÕES DO GOVERNO MS
Antecipação de salários, incluindo 13º, aquece o mercado e resgata a confiança do consumidor, avalia
VENDA DE CARROS
A venda de carros novos continua crescendo
OPORTUNIDADE
Concurso público tem 78 vagas e salários chegam a R$ 3,2 mil em MS
ROTA BIOCEÂNICA
Avanço em obras no Paraguai e em MS marcam mais uma etapa na consolidação da Rota Bioceânica