O governo do Estado de Mato Grosso do Sul sancionou a Lei 6.190 de 2024, que impõe a proibição da captura, embarque, transporte, comercialização, processamento e industrialização da espécie de peixe dourado (salminus brasiliensis ou salminus maxillosus) nos rios do estado. A restrição se estende até o dia 31 de março de 2025, conforme publicação oficial feita em edição extra do Diário Oficial nesta quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024.
A legislação, de autoria do deputado estadual João César Mattogrosso (PSDB) e coautoria dos deputados Jamilson Name (PSDB) e Marcio Fernandes (MDB), visa proteger a espécie e garantir a sustentabilidade das atividades pesqueiras na região. Entretanto, a nova lei não impede a prática da pesca na modalidade "pesque e solte", o consumo próprio por pescadores profissionais e ribeirinhos, e o manejo de exemplares criados em cativeiro.
Durante o período de vigência da proibição, deverão ser conduzidos estudos técnicos, científicos e econômicos para avaliar os impactos da medida e fundamentar uma possível prorrogação da restrição. Esses estudos devem ser concluídos até o dia 28 de fevereiro de 2025, e os resultados serão apresentados em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O objetivo dessa audiência é divulgar os achados, avaliar a aplicação da lei e discutir sua efetividade.
Caso os estudos recomendem a continuidade da proibição, a Lei 6.190 será automaticamente prorrogada por mais um ano. A coordenação, acompanhamento e monitoramento dos estudos e pesquisas ficarão sob a responsabilidade do Poder Executivo, que deverá trabalhar em conjunto com o Conselho Estadual da Pesca (Conpesca) e outras entidades do setor pesqueiro.
Os relatórios anuais deverão considerar as características distintas das bacias hidrográficas do Rio Paraguai e do Rio Paraná. Além disso, a lei permite a coleta de exemplares vivos para fins de pesquisa científica ou para a recuperação de plantel por agricultores licenciados e registrados. Essas atividades estarão sujeitas a autorização ambiental específica emitida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).
A nova regulamentação busca equilibrar a preservação ambiental com as atividades econômicas e culturais associadas à pesca no estado, garantindo a conservação do dourado e a sustentabilidade das comunidades locais que dependem dos recursos hídricos de Mato Grosso do Sul.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Confira as SUPER OFERTAS de final de SEMANA no Jorge Mercado Atacarejo em Fátima do Sul

SEXTOUUUU com as OFERTAS da SEXTA do PEIXE e do FRANGO no Mercado Julifran em Fátima do Sul

Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas

Renda solidária: VICENTINA em campanha para doação de imposto destinado à crianças e adolescentes

Câmara destaca aprovação de projeto do Executivo que reajusta salários do funcionalismo em Vicentina
Mais Lidas

Colisão entre carro e caminhonete mobiliza Corpo de Bombeiros na BR-376, em Fátima do Sul

TRAGÉDIA: Carro capota após pneu estourar e motorista morre ao ser arremessado

CRIME: Caseiro confessa que matou patrão e alega 'legítima defesa' em Deodápolis

Acidente entre caminhonete Nissan Frontier e Chevrolet Ônix, apesar da gravidade todos saem ilesos
