Menu
SADER_FULL
sábado, 4 de julho de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
VICENTINA - JBS/SEARA

VICENTINA: Prefeitura notifica JBS/Seara e solicita novamente a suspensão temporária das atividades

VICENTINA: Prefeitura notifica JBS/Seara e solicita novamente a suspensão temporária das atividades

25 Mai 2020 - 17h13Por Everton Ricardo / Assessoria

A prefeitura de Vicentina, através do prefeito Marquinhos Do Dedé, notificou no último domingo (24) o frigorífico do grupo JBS( SEARA alimentos LTDA), situado na BR 163 em DOURADOS- MS, cobrando informações acerca das estratégias da empresa para contenção das contaminações relacionadas ao novo coronavirus ( Covid 19), bem como a possibilidade de suspensão e/ou dispensa temporária ( 14 dias) dos funcionários residentes em Vicentina.

Esse já é o segundo pedido encaminhado pelo Município desde o início das confirmações dos casos. No domingo retrasado ( 17), representantes da empresa JBS estiveram em Vicentina para uma reunião e na oportunidade o prefeito já havia entregue em mãos um pedido semelhante.

De acordo com o prefeito, a solicitação acontece tendo em vista que o Município de Vicentina teve um aumento exponencial no número de casos confirmados de Covid 19, sendo registrado, até o dia 24 de maio, 14 confirmações ( sendo 13 funcionários da JBS e 01 contato de funcionário).

Vale ressaltar que todos os casos notificados de coronavirus no Município, até o momento, estão relacionados ao frigorífico, sendo funcionários que tiveram contato com colegas de trabalho infectados e pessoas próximas a estes trabalhadores .

Além da cobrança por informações das estratégias e o pedido para suspensão e/ou dispensa temporária dos trabalhadores de Vicentina a prefeitura também solicitou de imediato acesso ao plano de biossegurança do frigorífico.

O prefeito Marquinhos do Dedé vem demonstrando grande preocupação nos últimos dias com a possibilidade de propagação de coronavirus entre os funcionários da JBS/SEARA. Tanto que na semana retrasada ja havia conversado com o secretário estadual de saúde Geraldo Resende sobre a possível paralização para a desinfecção da empresa e interrupção do ciclo de contaminação.
Hoje, além dos casos já confirmados, Vicentina espera mais 15 resultados de exames sendo a maioria de funcionários da JBS ou de contatos deles.

A administração municipal destaca a importância da JBS/SEARA para Vicentina e região, " porém o momento é de pensar na segurança dos funcionários da empresa e da população vicentinense ", afirma prefeito Marquinhos do Dedé.

POSICIONAMENTO DA JBS AO FÁTIMA NEWS

JBS adota medidas para proteger colaboradores contra o coronavírus

Todas as unidades contam com protocolos para garantir a segurança e o bem-estar de sua força de trabalho

Mato Grosso do Sul, 26 de maio de 2020 - A JBS tem o propósito inabalável de garantir a saúde e segurança de seus colaboradores. Com esse objetivo, desde o início da pandemia da Covid-19 no país, a empresa adota um rigoroso Protocolo de controle e prevenção da doença em suas unidades. Os procedimentos foram definidos de acordo com os órgãos de saúde e a consultoria de médicos especializados, como o Dr. Adauto Castelo Filho, e do Hospital Albert Einstein, referência médica no país e que tem apoiado a empresa na construção das medidas implementadas em suas unidades, escritórios e demais instalações. Entre as ações que fazem parte do protocolo, destacam-se:  

Grupo de Risco - Afastamento de todos os colaboradores que se encaixam nos grupos de risco - pessoas com mais de 60 anos, gestantes e aqueles que tenham indicação clínica. Também devem se afastar os colaboradores que apresentarem sintomas gripais, que tenham recomendação médica e os que tenham testado positivo para a Covid-19. Em todos os casos, os colaboradores têm seus benefícios garantidos e recebem assistência e acompanhamento integral por parte da empresa.

Informação e conscientização - Reforço e contínua comunicação, incluindo materiais audiovisuais, murais, rádio interna e áreas externas com extensivas e permanentes campanhas de conscientização sobre o tema. São veiculadas informações sobre a Covid-19, orientação sobre a correta higienização das mãos, uso do álcool em gel e treinamento para o cumprimento das medidas adotadas pela empresa como obrigatoriedade do uso das máscaras, distanciamento social e cuidados permanentes, entre outros. 

Transporte - Ampliação das frotas de ônibus e vans que fazem o transporte dos colaboradores; marcação dos lugares, que passam a ser fixos na ida e no retorno da unidade; higienização e desinfecção dos veículos no intervalo das viagens, questionário prévio e medição de temperatura antes do ingresso nos carros em algumas rotas e outras medidas de controle.

Acesso às fábricas - Controle de temperatura de todas as pessoas antes do acesso às fabricas e nos intervalos; higienização das mãos na entrada e turnos. A empresa também iniciou a vacinação gratuita para gripe H1N1 para 100% dos colaboradores.

Cuidados pessoais - Disponibilização e oferta abundante de sabonetes, sanitizantes e álcool em gel.

Higienização - Desinfecção diária de todas as instalações (interna e externa).

Distanciamento - Regras e sinalização para coibir a aglomeração e promover o distanciamento seguro entre colaboradores. Demarcação dos lugares e espaços entre as pessoas com controle de acesso nas portarias, vestiários e áreas de lazer entre outros.

Refeições e descanso - Criação de novas rotinas e horários alternados, implantação de regras de distanciamento, instalação de divisórias e sinalizações visuais. Serviço de alimentação sem contato com objetos comuns e com uso obrigatório da máscara até iniciar a refeição.   

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) - Implantação de novos equipamentos de proteção, como máscara tipo ninja, “face shield” de acrílico e máscaras de tecido na área administrativa. O uso de máscaras é 100% obrigatório em todas as áreas da Companhia.  

Outras providências - Criação de protocolos de emergência para qualquer integrante da equipe que apresente sintomas. No caso em que um colaborador teste positivo para Covid-19, a empresa prestará imediato atendimento e total apoio a ele e seus familiares, além de acompanhamento integral até seu restabelecimento. Nesse período, conforme orientam os órgãos de saúde, o colaborador estará afastado, e seu retorno será mediante comprovação médica/clínica. Também faz parte do protocolo a total desinfecção e sanitização das áreas comuns e do local em que o profissional trabalha e a busca ativa com monitoramento integral dos colaboradores.

Com essas medidas, a empresa está confiante em garantir o abastecimento e a oferta de produtos da mais alta qualidade a seus clientes e consumidores no país e no mundo. É uma missão que não pode parar, já que a produção de alimentos integra o rol de atividades essenciais para a população no contexto de crise da Covid-19.

Sobre a JBS

 A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com uma plataforma global de produção diversificada por geografia e por tipos de proteína. A Companhia conta com mais de 240 mil colaboradores – no Brasil são mais de 130 mil, sendo a empresa uma das maiores empregadoras privadas do país. No mundo todo, a JBS atende a mais de 275 mil clientes, de 190 nacionalidades. A Companhia também atua na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem, embalagens metálicas e transportes.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

ALERTA - FÁTIMA DO SUL E VICENTINA
'Ciclone bomba' com ventos fortes, chuva e alertas de granizo e frio para Vicentina e Fátima do Sul
VICENTINA - BOLETIM COVID-19
Vicentina sobe para 70 confirmados com 53 recuperados e 02 internados, confira o boletim
VICENTINA - MISSÃO HUMANITÁRIA
Casa Militar do Governo de MS atende missão humanitária para salvar vida de criança de Vicentina
ADVENTISTAS DE VICENTINA
Assistência Social Adventista distribui duas toneladas de alimentos em Vicentina
VICENTINA - BOLETIM CORONAVÍRUS
Trabalho eficiente da Saúde e população apoiando, dos 55 confirmados, 51 estão curados em Vicentina
VICENTINA 33 ANOS
Vicentina celebra 33 anos, Parabéns Cidade Menina, assista ao vídeo
VICENTINA - BOLETIM CORONAVÍRUS
Dos 54 infectados, 48 estão curados em Vicentina
VICENTINA - NA PANDEMIA
Vicentina é exemplo no combate ao coronavírus com diversas ações de prevenção e conscientização
VICENTINA - BOLETIM CORONAVÍRUS
Vicentina já tem mais de 80% curados de Covid-19, Confira o boletim
VICENTINA - VITÓRIA
VITÓRIA: Dos 52 casos confirmados, 41 já estão curados, Veja o boletim detalhado de Vicentina