A aparição de um urutau, ave rara em nossa região e conhecida como ‘ave-fantasma’, ‘mãe-dalua’, de hábitos noturnos, tem atraído a atenção dos alunos, professores e funcionários do Colégio Ideal, localizado na Rua Pedro Felizardo de Souza, Jardim Tatiane em Fátima do Sul.
Presente nos cerrados, o urutau é uma das aves de comportamento mais intrigante que se conhece. Ele vive se abrigando em galhos e pedaços de madeira queimada ou ressecada. A razão disso é seu mecanismo de camuflagem: sua penugem é de cor muito parecida à da madeira seca, o que lhe permite passar despercebido, principalmente quando fecha os olhos. Aí, alguém mais distraído não identifica mais do que um prolongamento de um galho seco, na maioria das vezes. Tanto que só foi identificado porque o Professor Ivan percebeu o tronco da árvore um tanto diferente, em frente a janela da sala de aula a qual lecionava.
Com a aparição da ave no Colégio, todos os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o passáro, sendo oportuno o conceito de preservação, extinção hábitos alimentares, reprodução através de conteúdos trabalhados nas disciplinas de ciências e biologia.
SOBRE O URUTAU
De acorodo com o Wikipédia, a enciclopédia livre, os urutaus são aves noturnas restritas às regiões mais quentes do Novo Mundo, que pertencem ao género Nyctibius e à família Nyctibiidae. Também é chamado de Mãe-da-lua e Emenda-toco. Conhece-se um fóssil de Nyctibius griseus do Pleistoceno de Lapa da Escrivaninha, Lagoa Santa, Minas Gerais.
O urutau é uma ave de hábitos noturnos. Sua alimentação é constituída basicamente de insetos que apanha em pleno voo, principalmente os grandes, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.
É uma ave que utiliza muito bem sua plumagem para se camuflar. Normalmente se passa por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos partidos ou em pé. Costuma ficar estático, não se assustando facilmente. Alcança até 37 cm fora a cauda. Não é uma espécie acostumada ao convívio urbano.
Crenças populares
O urutau é tido como nobre pelos moradores rurais por simbolizar força e pela forma como se protege dos perigos e dos predadores. A ave, por seu canto, figura entre várias lendas. Segundo os sertanejos, o urutau aparece na hora em que a lua nasce e seu canto triste se assemelha a “foi, foi, foi...”. Uma lenda diz que o pássaro seria uma mulher que perdera seu amor. Por isto, ele teria o nome de pássaro-fantasma. Outros dizem que o canto da ave é um presságio ou aviso de morte de algum familiar. Identificado também, pela sua maneira de pousar em tocos, como EMENDA-TÔCO.
Origem do nome
Alguns pesquisadores argumentam que o nome da ave vem da união de duas palavras do guarani: guyra (ave) e taú (fantasma). Outros dizem que o nome é uma onomatopéia para o canto do pássaro: urutau, urutau, em notas graves e decrescentes.
Espécies
Nyctibius griseus (Gmelin, 1789) - Urutau-comum
Nyctibius grandis (Gmelin, 1789) - Mãe-da-lua-gigante
Nyctibius aetherus (Wied-Neuwied, 1820) - Mãe-da-lua-parda
Nyctibius leucopterus (Wied-Neuwied, 1821) - Urutau-de-asa-branca
Nyctibius bracteatus Gould, 1846 - Urutau-ferrugem
Nyctibius maculosus Ridgway, 1912
Nyctibius jamaicensis (Gmelin, 1789)
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Estudo de professora da UNIGRAN é destaque no Globo Repórter

Mato Grosso do Sul bate o martelo: Rota da Celulose tem consórcio vencedor em disputa na bolsa

Amigos se despedem de motociclista morto em MS

Buscando integração, Polícia Comunitária empossa conselho municipal em Jateí

Familiares e amigos se despedem de Lázaro Pegoraro, Pax Oliveira informa o velório e sepultamento
Mais Lidas

Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas

Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer

TRISTE NOTÍCIA: Morre motorista que bateu em carreta

Jovem que morreu em acidente esperava o primeiro filho e estava no 7º mês de gestação
