Menu
SADER_FULL
terça, 3 de agosto de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Fátima do Sul - saúde

Programa de emagrecimento em grupo beneficia população de Fátima do Sul

Através do atendimento prestado nas Estratégias de Saúde da Família

4 Set 2014 - 09h27Por Lucimara Luca / Assessoria

Através do atendimento prestado nas Estratégias de Saúde da Família, a nutricionista Bruna Oliveira de Almeida, identificou diversos pacientes com sobrepeso e obesidade, em Fátima do Sul.

Devido a grande demanda diagnosticada, a nutricionista que pertence ao Núcleo Apoio a Saúde da Família (NASF), idealizou o projeto EmagreSaúde, que tem como principal objetivo oferecer tratamento integral de emagrecimento na Rede Pública.

Além da nutricionista o projeto conta com o apoio das enfermeiras coordenadoras das Unidades Básicas de Saúde; da fisioterapeuta Claudia Graciela de Oliveira e do Educador Físico, Gilmar Alves da Costa, além de outros profissionais como psicólogas, assistentes sociais e farmacêuticos, também da equipe do NASF.

O programa tem a função de identificar o perfil metabólico dos pacientes, orientar na reeducação alimentar e nutricional, instituir o planejamento dietético adequado, incentivar a prática de atividades física, resgatar auto-estima, além de oferecer orientações gerais sobre saúde, como à prevenção e o controle de doenças crônicas não transmissíveis, entre elas, diabetes, hipertensão e dislipidemias.

A nutricionista explicou que o emagrecimento em grupo é fundamental para as pessoas que não conseguem perder peso. “O programa também oferece oficina culinária de alimentação saudável, dinâmicas, além de incentivar os pacientes na perda de peso. O grupo dinamiza esse objetivo e auxilia na continuação deste trabalho”, explicou Bruna.

Um estudo elaborado pela Faculdade de Medicia Baylor, em Houston, Texas, nos Estados Unidos, apontou que a pessoa ao aderir um programa em grupo, perde em média, cinco vezes mais peso do que quem encara essa tarefa sozinha.

Para integrante do grupo, Renata Bairros Ribeiro, o programa significa mudança de vida. “Eu não dormia bem, levava uma vida sedentária e o grupo mudou 100% minha vida, mudou a minha alimentação e claro 60% do grupo é devido a Bruna, que é uma pessoa especial, nos atende 24 horas por mensagem, porque ela realmente compartilha nossos problemas. Por conta do grupo acabei entrando na academia e hoje tenho auto-estima renovada”, comentou Renata.

Na foto antes e depois da Edivanea Moreira que perdeu 10 kg através do programa EmagreSaúde.

Para Edivanea Moreira, o excesso de peso prejudicou tanto auto-estima como a saúde. “Eu estava incomodada, sentia muitas dores nas costas e já não conseguia abaixar para fazer a minha unha, mas o grupo me animou e hoje tenho uma vida ativa, resgatei minha auto-estima e perdi 10 kg”, relatou Edivanea.

Conforme a nutricionista, o programa já beneficiou 30 pessoas dos grupos promovidos nas Estratégias de Saúde da Família Central e Brasilândia, além de 40 pacientes que estão integrando as novas turmas nas Estratégias do bairro O Pioneiro e Central.

As vagas são limitadas, mas os interessados podem agendar o nome na lista de espera, no Centro de Especialidades Médicas, de segunda a sexta, das 13h às 16h com a Nádia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DEPUTADO COM COVID
Diagnosticado com Covid-19, Barbosinha passa bem e cumpre quarentena em casa
ÓTICA DOURADOS - DIA DOS PAIS
Dia dos Pais chegando, a Ótica Dourados traz as melhores tecnologias do mercado em armações e lentes
CONCURSO PÚBLICO
Governo de MS abre novo concurso para professores
CORONAVÍRUS EM MS
Prosseguir: coletiva de imprensa híbrida será realizada nesta terça-feira, às 10h15
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Na volta às aulas, Reinaldo Azambuja destaca investimento de R$ 289 milhões em reformas de escolas
BORA TRABALHAR
BORA TRABALHAR: Semana começa com 1,3 mil vagas de empregos em 28 cidades de MS
AÇÃO DA PMA
Fazenda com 520 cabeças de gado sem comida, alguns são encontrados mortos, PMA autua arrendatário
Corpo foi encontrado no quintal da casa da vítima, em Sidrolândia (MS).  Foto: PMMS/Reprodução CASO DE POLÍCIA
Polícia encontra corpo de idoso enterrado em quintal e sobrinha confessa homicídio
FRIO INTENSO FRIO INTENSO E CHUVA
Frio não foi embora não e Agosto será mais gelado do que o normal com duas frentes frias e chuva
Crédito: Divulgação/Prefeitura de Dourados DOURADOS - VACINAÇÃO COVID-19
Prefeitura informa novo recorde de vacinação com 7,6 mil doses em 24h