Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Fátima do Sul - saúde

Programa de emagrecimento em grupo beneficia população de Fátima do Sul

Através do atendimento prestado nas Estratégias de Saúde da Família

4 Set 2014 - 09h27Por Lucimara Luca / Assessoria

Através do atendimento prestado nas Estratégias de Saúde da Família, a nutricionista Bruna Oliveira de Almeida, identificou diversos pacientes com sobrepeso e obesidade, em Fátima do Sul.

Devido a grande demanda diagnosticada, a nutricionista que pertence ao Núcleo Apoio a Saúde da Família (NASF), idealizou o projeto EmagreSaúde, que tem como principal objetivo oferecer tratamento integral de emagrecimento na Rede Pública.

Além da nutricionista o projeto conta com o apoio das enfermeiras coordenadoras das Unidades Básicas de Saúde; da fisioterapeuta Claudia Graciela de Oliveira e do Educador Físico, Gilmar Alves da Costa, além de outros profissionais como psicólogas, assistentes sociais e farmacêuticos, também da equipe do NASF.

O programa tem a função de identificar o perfil metabólico dos pacientes, orientar na reeducação alimentar e nutricional, instituir o planejamento dietético adequado, incentivar a prática de atividades física, resgatar auto-estima, além de oferecer orientações gerais sobre saúde, como à prevenção e o controle de doenças crônicas não transmissíveis, entre elas, diabetes, hipertensão e dislipidemias.

A nutricionista explicou que o emagrecimento em grupo é fundamental para as pessoas que não conseguem perder peso. “O programa também oferece oficina culinária de alimentação saudável, dinâmicas, além de incentivar os pacientes na perda de peso. O grupo dinamiza esse objetivo e auxilia na continuação deste trabalho”, explicou Bruna.

Um estudo elaborado pela Faculdade de Medicia Baylor, em Houston, Texas, nos Estados Unidos, apontou que a pessoa ao aderir um programa em grupo, perde em média, cinco vezes mais peso do que quem encara essa tarefa sozinha.

Para integrante do grupo, Renata Bairros Ribeiro, o programa significa mudança de vida. “Eu não dormia bem, levava uma vida sedentária e o grupo mudou 100% minha vida, mudou a minha alimentação e claro 60% do grupo é devido a Bruna, que é uma pessoa especial, nos atende 24 horas por mensagem, porque ela realmente compartilha nossos problemas. Por conta do grupo acabei entrando na academia e hoje tenho auto-estima renovada”, comentou Renata.

Na foto antes e depois da Edivanea Moreira que perdeu 10 kg através do programa EmagreSaúde.

Para Edivanea Moreira, o excesso de peso prejudicou tanto auto-estima como a saúde. “Eu estava incomodada, sentia muitas dores nas costas e já não conseguia abaixar para fazer a minha unha, mas o grupo me animou e hoje tenho uma vida ativa, resgatei minha auto-estima e perdi 10 kg”, relatou Edivanea.

Conforme a nutricionista, o programa já beneficiou 30 pessoas dos grupos promovidos nas Estratégias de Saúde da Família Central e Brasilândia, além de 40 pacientes que estão integrando as novas turmas nas Estratégias do bairro O Pioneiro e Central.

As vagas são limitadas, mas os interessados podem agendar o nome na lista de espera, no Centro de Especialidades Médicas, de segunda a sexta, das 13h às 16h com a Nádia.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: FÁBIO MENEZES / REGIAONLINE VICENTINA - FOTOS
Confira as FOTOS da Inauguração da Sala Lilás em Vicentina
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Itamar Buzzatta TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com fatia de pizza R$ 3,49 e copo de suco R$ 1 real, veja as OFERTAS desta quinta no Jorge Mercado

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho