Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
REFLEXÃO

“No céu tem pequi? Tem sim senhor” pelo pastor José do Carmo

16 Out 2013 - 11h10

No céu tem pequi? Tem sim senhor.  A propósito da natureza e coisas boas da vida e vida eterna – Ver. José do Carmo

Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram-se à mesa. E lhes disse: “Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer. Pois eu lhes digo: Não comerei dela novamente até que se cumpra no Reino de Deus”. Lucas 22:14-16

Um dia uma criança me perguntou se no céu haverá comida. Pensei um pouco e disse que sim, pois entendo céu como Reino de DEUS, foi pensando na supracitada passagem de Lucas 22:14-16 que respondi positivamente.

Então ela perguntou novamente: Mas pastor fantasma come?

Penso que a criança fez a pergunta pelo fato de acreditar na ideia celícola de pessoas transparentes iguais ao Gasparzinho, o fantasminha camarada, vestidas de branco, voando de um lado para o outro e tocando harpas pela eternidade sem fim. Para muitos o céu seria isso, penso céu ou Reino de Deus como a restauração da plena comunhão entre criatura e Criador, o Reino não é só promessa futura, mas realidade já presente na vida de quem crê em Deus. Apesar de nossas fraquezas a comunhão é plena, pois Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus a plenificou. Ele inaugurou o Reino e o estabeleceu entre nós. E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós. - Lucas 17:20-21

Penso que no Reino de Deus, além de haver comida em abundância não deve haver fome, pois Reino de Deus é sinônimo de amor, partilha, justiça, solidariedade, altruísmo, equidade. O Reino se manifesta onde estão presentes os valores e atos acima citados. Onde há amor em ação ai o Reino está em construção. Onde impera o egoísmo, o ódio, a avareza ai o inferno se estabelece e a miséria cresce.

Jesus falou que tal Reino terá aparência universal, um “junta panelas mundial”, com comensais de todas as partes do mundo. Ele afirmou em Mateus 8.11: "Por isso, eu vos declaro que multidões virão do Oriente e do Ocidente e se assentarão no Reino dos céus com Abraão, Isaac e Jacó..." Fico imaginando, uma vez que, na mesa do Reino de Deus onde estarão presentes pessoas de todos os povos, tribos e nações, logicamente haverá comidas típicas de todas as etnias. Vai ser maravilhoso! E se interpretarmos céu ou Reino de Deus como contendo e oferecendo tudo que é para lá de muito bom, então tudo o que é saboroso aqui estará presente lá, assim sendo no Reino de Deus haverá arroz com pequi.  Aliás, eu desconfio que as arvores da vida que haverá no centro da nova Jerusalém são pequizeiros. Em apocalipse 22. 1 e 2, João relata em sua visão: "Mostrou-me depois um rio de água da vida, límpido como cristal, que saía do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da praça, de um lado e do outro do rio, há arvore da vida que frutificam doze vezes, dando fruto a cada mês; e suas folhas servem para curar as nações." (Bíblia de Jerusalém)

Podemos vivenciar tal momento no presente, a sombra de uma árvore, com amigos e amigas, irmãos e irmãs, pessoas nas quais Cristo se faz presente. A natureza, a água, as árvores brotam do Trono de Deus, portanto, a negligência com ela é um ataque ao Criador e a todas as demais criaturas. Foram tantas as vezes vivi grandes momentos de orações, comunhão, adoração, reflexão sob a sombra de arvores, a beira de um rio. São santuários que manifestam a glória e a presença do Senhor que passeia em meio a sua criação. Na plenitude do Reino isso se eternizará, pois a sombra de uma dessas arvore da vida, em um bate papo com meu Senhor e irmão mais velho, Jesus. Sim, tendo todo o tempo da eternidade, tomaremos um bom Tereré com a água fresca retirada do rio da vida, enquanto aguardamos a ambrosia, o pequi com arroz ficar pronto. Sim lá no céu haverá o que de bom há aqui, lá no céu haverá tereré e pequi. E pequi com arroz. Todavia, não precisamos escatologicamente esperar para nos deliciarmos com essa maravilha, principalmente os moradores da região centro oeste, onde o pequizeiro ainda é encontrado.

José do Carmo da Silva - Mano Zé - pastor

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Chico Ribeiro - Avenida Duque de Caxias AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Ativo Municipalismo: novo conceito de parcerias garante melhores entregas à população
FOTO: MÍDIA MAX FEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
FOTO: BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido