Devido ao grande momento econômico vivido pelo município de Dourados, os investimentos em construções particulares crescem a cada dia. Com isso surge a preocupação com o meio ambiente.
Uma árvore é suprimida aqui e outra ali, para dar lugar a uma ampliação ou a um prédio novo. O fato é que aos poucos o patrimônio arbóreo da cidade vai diminuindo e essa situação preocupa o prefeito Murilo.
Atualmente, apenas na região mais habitada do perímetro urbano de Dourados existem 250 mil árvores, a maior parte em áreas particulares. Isso ainda dá à cidade a condição de uma das mais arborizadas do Brasil, comparada apenas à cidade de Aracaju (SE), considerada como a de maior índice de árvores no país.
Preocupado com a ameaça às árvores de Dourados, o prefeito se reuniu nesta semana com o diretor-presidente do Imam (Instituto de Meio Ambiente) de Dourados Rogério Yuri Farias Kintschev, com o presidente do Comdam (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) Ataulfo Alves Stein e com o procurador geral do município, Alessandro Lemes Fagundes.
O foco da reunião foi o patrimônio arbóreo público, que são as árvores dos passeios e as providências a serem tomadas para manter a preservação e os cuidados ambientais, entre as quais a finalização das alterações necessárias no Plano Diretor de Arborização Urbana e na Lei Verde municipal, para adequar e garantir sintonia com o plano.
DIAGNÓSTICO
Murilo autorizou ainda estudos para o lançamento de concurso para contratação de funcionários no Imam, a aquisição de um equipamento de ultra-sonografia para fazer o diagnóstico fitossanitário das árvores e determinou a centralização no Imam de todos os serviços relacionados às árvores.
Para Ataulfo Stein, a iniciativa do prefeito é uma demonstração de sensibilidade para com as questões ambientais e atende a antigas reivindicações do Conselho e dos ambientalistas do município. Segundo ele, a falta informação ao cidadão é grande. Mas através de uma cartilha que também está prevista no Plano Diretor de Arborização, serão sanadas as dúvidas de onde requerer a supressão ou poda radical de uma árvore e informações sobre que espécie plantar em frente à sua propriedade.
O presidente do Comdam lembrou que atualmente o Imam é responsável pela autorização de cortes de árvores em imóveis particulares e a Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) pelos cortes de árvores públicas. “Com a centralização no Imam, a prefeitura vai facilitar não só na obtenção de autorizações como nas informações”, comentou Stein.
Outra situação importante, pontuada pelo presidente do Comdam, é em relação à situação das árvores. “Elas envelhecem, adoecem e em muitos casos devem ser suprimidas para evitar maiores danos e, além disso, muitas espécies não têm mais o plantio recomendado, como o fícus, cujas raízes podem danificar calçadas, muros e até mesmo a rede de água”, explicou.
O diretor do Imam Rogério Yuri ressaltou que o equipamento de ultra-sonografia é fundamental para detectar situações como essas. “Ele vai detectar problemas, emitir um diagnóstico da planta, com avaliação da saúde dela e, a partir daí serão tomadas as providências necessárias”, explicou.
Durante a reunião, o prefeito até sugeriu o plantio de mudas de Resedá Branco ao longo da Avenida Marcelino Pires, por ser uma planta muito bonita e de tamanho médio, não comprometendo o visual da fachada das empresas comerciais. Mas, espécies como o Ipê Anão e “escova de garrafa” também são recomendadas para áreas comerciais.
Murilo destacou na reunião, a parceria do município com a Enersul e lembrou que nesta sexta-feira, às 10h, no Imam de Dourados, a empresa e a prefeitura vão oficializar o plantio de 800 novas mudas de árvores dentro do Programa de Arborização Urbana.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Estudo de professora da UNIGRAN é destaque no Globo Repórter

Mato Grosso do Sul bate o martelo: Rota da Celulose tem consórcio vencedor em disputa na bolsa

Amigos se despedem de motociclista morto em MS

Buscando integração, Polícia Comunitária empossa conselho municipal em Jateí

Familiares e amigos se despedem de Lázaro Pegoraro, Pax Oliveira informa o velório e sepultamento
Mais Lidas

Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas

Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer

TRISTE NOTÍCIA: Morre motorista que bateu em carreta

Jovem que morreu em acidente esperava o primeiro filho e estava no 7º mês de gestação
