Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 1 de dezembro de 2020
SADER_FULL
Busca
UNIGRAN DOURADOS
opinião

Leia o artigo “Com a palavra, a população”, por Vander Loubet

14 Abr 2014 - 09h25Por Deputado Federal Vander Loubet

Com a palavra, a população

Vander Loubet*

Foi lançado no sábado, dia 12 de abril, em Campo Grande, umas das ferramentas de construção do programa de governo a ser defendido pelo nosso pré-candidato a governador, o senador Delcídio do Amaral. Trata-se do movimento DAR PALAVRA (www.darpalavra.com.br), no qual a população poderá fazer sugestões e encaminhar propostas para colaborar com esse programa.
 
As sugestões e propostas podem ser voltadas a um município especificamente ou para todo o estado em nas 20 áreas como saúde; assistência social; trabalho e renda; direitos humanos; educação; juventude, esporte e lazer; cultura; política para as mulheres; habitação; justiça; segurança; indústria; comércio; turismo; desenvolvimento rural; infraestrutura e logística; meio ambiente e recursos hídricos; ciência e tecnologia; servidores públicos; e atendimento ao público.
 
A iniciativa de Delcídio traz em si uma inovação, que já aponta para o que poderá e deverá ser o seu governo em termos de gestão pública. Como disse o senador no sábado, "eu sou um aficionado e apaixonado pelo mundo digital e, caso eleito, meu governo usará de todas as ferramentas possíveis e disponíveis para permitir a melhoria dos serviços públicos".
 
Em termos etimológicos, a bem da verdade e da precisão conceitual, o nome da ferramenta deveria ser COM A PALAVRA, pois de fato o eleitor é quem tem a última palavra, através do voto. Entretanto, o DAR PALAVRA carrega todo o sentido histórico associado ao PT, traz consigo o resgate da participação dos cidadãos e das cidadãs, dos movimentos sociais, dos sindicatos, das entidades da sociedade civil, que ao longo dos últimos oito anos, tiveram de forma muito restrita o direito de opinar e de participar, pois as decisões no âmbito do governo do Estado ficaram excessivamente centralizadas nas mãos e na personalidade do governador André Puccinelli.
 
O DAR PALAVRA é, entre outras, a demonstração efetiva de que o PT de Mato Grosso do Sul, através da candidatura do "senador de todos", quer efetivamente construir um programa de governo que esteja em sintonia com as propostas dos partidos aliados e que atenda os anseios da população. E este é o primeiro passo para, se assim desejar o eleitor, um governo que vai governar junto com a sociedade.
 
Por fim, vivemos num mundo com valores cada vez mais digitais, nas mais diversas áreas. A introdução das urnas eletrônicas foi uma revolução para a democracia brasileira, mas o avanço completo e definitivo dar-se-á quando os governos substituírem os padrões analógicos de governança pelos digitais. E o DAR PALAVRA é o começo desse novo momento.
 
*Deputado federal (PT) e coordenador da bancada de MS no Congresso Nacional

Deixe seu Comentário

Leia Também

CNH EM 2021
Confira as 9 multas que não vão mais gerar pontos na CNH em 2021
EMPREGO E RENDA
Cerca de 5 mil indígenas de MS são contratados por empresas de SC e RS para a colheita da maçã
MIRANDA - MS - PROJETO SALOBRA
Mais uma parceria CRAS e Projeto Salobra, em Miranda
SEGURANÇA NO FIM DE ANO
Segurança no Estado durante as festas de fim de ano terá mais de 2 mil policiais nas ruas em MS
NOTA MS PREMIADA
SERÁ QUE FOI VOCÊ: Mais de R$ 640 mil ainda não foram resgatados do Nota MS Premiada
Política
Estado de MS destina novos equipamentos de borrifação aos municípios no combate ao Aedes Aegypti
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS entrega veículos para potencializar produção de erva-mate na faixa de fronteira
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em nova parceria, Estado e bancada federal entregam unidades de resgate para 05 cidades de MS
ALERTA DE SEGURANÇA
Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas e rajadas de ventos de até 100 km/h
NAVIRAÍ E TODO MS DE LUTO
Morre deputado estadual Onevan de Matos