Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
opinião

Leia o artigo “Com a palavra, a população”, por Vander Loubet

14 Abr 2014 - 09h25Por Deputado Federal Vander Loubet

Com a palavra, a população

Vander Loubet*

Foi lançado no sábado, dia 12 de abril, em Campo Grande, umas das ferramentas de construção do programa de governo a ser defendido pelo nosso pré-candidato a governador, o senador Delcídio do Amaral. Trata-se do movimento DAR PALAVRA (www.darpalavra.com.br), no qual a população poderá fazer sugestões e encaminhar propostas para colaborar com esse programa.
 
As sugestões e propostas podem ser voltadas a um município especificamente ou para todo o estado em nas 20 áreas como saúde; assistência social; trabalho e renda; direitos humanos; educação; juventude, esporte e lazer; cultura; política para as mulheres; habitação; justiça; segurança; indústria; comércio; turismo; desenvolvimento rural; infraestrutura e logística; meio ambiente e recursos hídricos; ciência e tecnologia; servidores públicos; e atendimento ao público.
 
A iniciativa de Delcídio traz em si uma inovação, que já aponta para o que poderá e deverá ser o seu governo em termos de gestão pública. Como disse o senador no sábado, "eu sou um aficionado e apaixonado pelo mundo digital e, caso eleito, meu governo usará de todas as ferramentas possíveis e disponíveis para permitir a melhoria dos serviços públicos".
 
Em termos etimológicos, a bem da verdade e da precisão conceitual, o nome da ferramenta deveria ser COM A PALAVRA, pois de fato o eleitor é quem tem a última palavra, através do voto. Entretanto, o DAR PALAVRA carrega todo o sentido histórico associado ao PT, traz consigo o resgate da participação dos cidadãos e das cidadãs, dos movimentos sociais, dos sindicatos, das entidades da sociedade civil, que ao longo dos últimos oito anos, tiveram de forma muito restrita o direito de opinar e de participar, pois as decisões no âmbito do governo do Estado ficaram excessivamente centralizadas nas mãos e na personalidade do governador André Puccinelli.
 
O DAR PALAVRA é, entre outras, a demonstração efetiva de que o PT de Mato Grosso do Sul, através da candidatura do "senador de todos", quer efetivamente construir um programa de governo que esteja em sintonia com as propostas dos partidos aliados e que atenda os anseios da população. E este é o primeiro passo para, se assim desejar o eleitor, um governo que vai governar junto com a sociedade.
 
Por fim, vivemos num mundo com valores cada vez mais digitais, nas mais diversas áreas. A introdução das urnas eletrônicas foi uma revolução para a democracia brasileira, mas o avanço completo e definitivo dar-se-á quando os governos substituírem os padrões analógicos de governança pelos digitais. E o DAR PALAVRA é o começo desse novo momento.
 
*Deputado federal (PT) e coordenador da bancada de MS no Congresso Nacional

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: FÁBIO MENEZES / REGIAONLINE VICENTINA - FOTOS
Confira as FOTOS da Inauguração da Sala Lilás em Vicentina
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Itamar Buzzatta TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com fatia de pizza R$ 3,49 e copo de suco R$ 1 real, veja as OFERTAS desta quinta no Jorge Mercado

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação