Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
FALTA DE ENERGIA

Está sem luz? Energisa diz que temporal com '6 mil raios' é responsável por queda de energia

Está sem luz? Energisa diz que temporal com '6 mil raios' é responsável por queda de energia

9 Nov 2020 - 19h35Por Mídia Max

Enfrentando mais um dia de falta de luz em bairros de Campo Grande, moradores reclamam da demora da concessionária Energisa em restabelecer o fornecimento de energia após o temporal que atingiu a cidade na tarde desta segunda-feira (9). Responsável pela distribuição de energia em Campo Grande, a Energisa justifica que a queda na luz é devido a temporal com ‘6 mil raios’. A Capital registrou tempestade com ventos de quase 60 km/h nesta tarde.

De acordo com leitores do Jornal Midiamax, vários bairros da Capital estão sem energia desde o meio-dia, quando se iniciou o temporal na cidade. Em algumas regiões, a falta de luz já supera as 4 horas. Regiões do Tiradentes, Jardim dos Estados, União e Aero Rancho são alguns que enfrentam o problema. A empresa disse que a falta de energia está ‘espalhada’ e não há concentração de apagão em bairros distintos.

“Árvores e objetos lançados na rede elétrica interferiram diretamente no fornecimento de energia provocando o rompimento de cabos e danos ao sistema. A concessionária triplicou o número de equipes para restabelecer – o mais rápido possível – o fornecimento nas localidades atingidas”, disse a empresa.

O que chama atenção na justificativa da empresa é em relação às descargas elétricas citadas como parte da causa do problema. Em vários bairros, moradores relatam que apesar da intensidade do temporal e dos ventos fortes, quantidade elevada de raios não foi visualizada em diferentes regiões da cidade.

A concessionária ainda afirmou que depende do trabalho do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para regularizar a situação do abastecimento, uma vez que as redes foram prejudicadas devido a queda de árvores.

“Para as ocorrências envolvendo queda de árvores de grande porte e volume expressivo de vegetação na via, que impeçam a atividade das equipes da concessionária, se faz necessária a atuação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil no corte e retirada de galhos para que a recomposição do sistema elétrico seja concluída”, pontuou.

Os moradores que precisarem de atendimento da empresa, pode entrar em contato pelos canais de autoatendimentos (Gisa ou site) ou no telefone 0800 722 7272.

No final do mês, passado, a concessionária também culpou ‘25,5 mil raios’ pela queda do fornecimento da energia elétrica em vários bairros da cidade.

Naquele dia, o temporal ocasionou no rompimento de cabos e interferiu no fornecimento de energia para aproximadamente 4,5 mil clientes, nos bairros: Jardim Batistão, Guanandi, Parque Novos Estados, Parque Residencial União, Pioneiros, Vila Piratininga, Vila Jacy, Jardim Centenário, Jardim Seminário, Nova Lima, Maria Aparecida Pedrossian, Rita Vieira, Santo Amaro, Universitário, Vila Albuquerque, Vila popular e Vila Taveirópolis.

Em 2019, a Energisa afirma que registrou aproximadamente 746 mil raios no Estado. “Esse número cresce a cada ano e pode impactar diversos setores. Se compararmos outubro deste ano ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 106% no número de raios que atingiram o estado. Somente ontem, foram mais de 21.720 mil descargas atmosféricas em Mato Grosso do Sul”, destaca a concessionária.

Por outro lado, segundo dados do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), em julho desde ano, MS chegou a registrar 950 raios, sendo que 729 deles no período entre 16h e 20h, em apenas um dia. O número, segundo os pesquisadores, é considerado muito alto, levando em conta o intervalo de tempo e, principalmente, a época do ano. O normal, conforme o Elat, seria abaixo de 100 raios.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

CULTURAMENSE NA TRIBUNA
Barba faz 2 requerimentos por CULTURAMA, 4ª a 10ª e parabeniza o amigo Burro Branco pelo aniversário
DEODÁPOLIS - PRÉ-CANDIDATO
Pena Branca, diretor da rádio Jota FM, anuncia pré-candidatura a vereador em Deodápolis
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21
Teste de dengue  Foto: Divulgação VAMOS LIMPAR OS QUINTAIS
ALERTA: Boletim chega com 14 óbitos e 5.754 casos confirmados de dengue
FÁTIMA DO SUL - AÇÕES
Município de Fátima do Sul recebe incentivo federal para abertura do Centro de Atenção Psicossocial

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Policial
Criança de fralda que caminhava na BR-153 é resgatada pela PRF