A Vigilância Sanitária e Ambiental participam da ação com coleta de materiais para descarte correto
O Drive-Thru da Reciclagem, que teve início ontem (20) em Campo Grande, conta com um serviço especial para a coleta de cigarros eletrônicos descartáveis, como pods e de vapes. A ação tem a participação integrada da Vigilância Sanitária e Ambiental da SES (Secretaria de Estado de Saúde), que garantirá o descarte ambientalmente adequado desses dispositivos, sem custos para o Estado.
“Os cigarros eletrônicos descartáveis têm sido encontrados com frequência nas ruas, praças e outros espaços públicos, causando prejuízos ao meio ambiente. Feitos de plástico, metal e componentes eletrônicos, esses dispositivos contêm substâncias tóxicas que podem contaminar o solo e a água quando descartados de forma inadequada. A maioria dos produtos utilizados atualmente é do tipo descartável, o que reforça a necessidade de um destino adequado”, detalha o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica da SES, Karyston Adriel Machado da Costa.
“O descarte inadequado de cigarros eletrônicos descartáveis tem sido um desafio crescente, e essa ação marca um passo inédito em Mato Grosso do Sul. Nunca tivemos uma iniciativa voltada especificamente para esse tipo de resíduo. Além de oferecer à população uma alternativa segura e ambientalmente responsável, nosso objetivo é avançar na busca por soluções permanentes para esse problema, garantindo um impacto positivo a longo prazo”, completa o fiscal de Vigilância Sanitária da SES, Matheus Pirolo.
Realizado em alusão ao Dia Mundial da Água, o Drive-Thru da Reciclagem reforça a importância da preservação dos recursos hídricos e do descarte responsável de resíduos. Além dos cigarros eletrônicos, a população também pode entregar materiais recicláveis nos pontos de coleta.
Promovido pelo Instituto Lixo Zero e a ONG Du Bem Negócios Sustentáveis, o Drive-Thru conta com o apoio da Agems não apenas na organização, mas também na mobilização da sociedade para a iniciativa.
Como participar?
A população pode comparecer ao Drive-Thru da Reciclagem e entregar seus pods e vapes usados em um dos pontos de coleta. O descarte correto evita danos ambientais e contribui para a destinação responsável dos materiais.
Uso x comercialização: entenda as regras
Embora o uso do cigarro eletrônico não seja proibido no Brasil, a comercialização desses dispositivos é ilegal. O consumo em locais fechados de uso coletivo também é vetado pela legislação vigente. A iniciativa da SES busca esclarecer essas questões e incentivar a população a dar um destino correto a esses produtos já utilizados.
A 14ª edição do Drive-Thru da Reciclagem vai até sábado (22) nos Altos da Afonso Pena, ao lado do Bioparque Pantanal, das 9 horas às 18 horas, reforçando a conscientização sobre o descarte adequado de diversos materiais e promovendo a sustentabilidade na capital sul-mato-grossense.
Danúbia Burema, Comunicação SES
Fotos: Helson Davis
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Curso Teatro em Cena promove formação artística e humana com foco na criatividade, expressão e inclu

Em horário especial, Bioparque Pantanal abrirá as portas para visitantes no Dia do Trabalhador

Luísa Sonza no Parque das Nações Indígenas no próximo domingo é o que vai ter no MS ao Vivo gratuito

Governo de MS convoca 166 aprovados em concurso para quadro de servidores do Hospital Regional

De bom coração, trabalhador recebe Pix por engano e se esforça para devolver
Mais Lidas

Colisão entre carro e caminhonete mobiliza Corpo de Bombeiros na BR-376, em Fátima do Sul

TRAGÉDIA: Carro capota após pneu estourar e motorista morre ao ser arremessado

CRIME: Caseiro confessa que matou patrão e alega 'legítima defesa' em Deodápolis

Acidente entre caminhonete Nissan Frontier e Chevrolet Ônix, apesar da gravidade todos saem ilesos
