A fabricante de calçados Vulcabras/Azaleia anunciou nesta sexta-feira (16) que vai fechar seis fábricas na Bahia, nos municípios de Potiraguá, Itarantim, Maiquinique, Ibicuí, Iguaí e Itati.
Em comunicado, a empresa informou que as demais unidades de produção no estado serão mantidas e que os 1.800 empregados das unidades onde as operações estão sendo encerradas serão transferidos para essas fábricas.
"Aos 1.800 colaboradores oferecemos a possibilidade de transferência para as demais unidades fabris da companhia que seguirão em atividade no estado (Itapetinga, Bandeira, Itambé, Macarani, Firmino Alves, Itaia, Itororó, Rio do Meio e Caatiba), e que contam com disponibilidade de capacidade de produção. Também disponibilizaremos transporte diariamente para estas localidades", disse presidente da companhia, o Milton Cardoso, em nota.
.
Segundo a Vulcabras, aos que não optarem pela transferência, será oferecida uma gratificação financeira de dois salários mínimos, além do pagamento de "todas as verbas rescisórias".

"Compreendemos a importância da empresa enquanto atividade econômica para estas comunidades, porém esta difícil decisão se faz necessária para a manutenção das condições de operação", destacou o comunicado.
Entre as razões para o encerramento das operações nas seis unidades, a companhia destacou o baixo volume de produção nas unidades, os elevados custos logísticos e a concorrência de calçados importados. Nas seis fábricas eram produzidos cabedais de calçados esportivos e feito sua montagem final, utilizando componentes da matriz de Itapetinga.
"Vale ressaltar que esta decisão não tem relação com a abertura da unidade fabril na Índia, que ainda está sendo viabilizada", disse Cardoso, no comunicado.
Segundo a empresa, a produção total do estado da Bahia não será reduzida e o complexo de Itapetinga continuará sendo a principal unidade da Vulcabras/|Azaleia.
"A Bahia é a grande produtora de componentes para nossos calçados, abastecendo as fábricas do Sergipe (Frei Paulo) e parcialmente a fábrica do Ceará (Horizonte). Além disso, é da Bahia que sai a maioria dos tênis Olympikus, dos chinelos Opanka e uma boa parte dos nossos calçados femininos (Azaleia e Dijean)", completou o comunicado..
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Feriado e final de semana tem previsão de tempo firme com temperaturas amenas no Estado

Concurso do INSS oferece mil vagas e salário inicial que pode chegar até R$ 9 mil

Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF

Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 36 milhões para reestruturação da Atenção Primária à Saúde

Baile de Aleluia foi sucesso absoluto com show de Pepe Moreno e Diassis e Banda, em Vicentina-MS
Mais Lidas

Colisão entre carro e caminhonete mobiliza Corpo de Bombeiros na BR-376, em Fátima do Sul

CRIME: Caseiro confessa que matou patrão e alega 'legítima defesa' em Deodápolis

TRAGÉDIA: Carro capota após pneu estourar e motorista morre ao ser arremessado

Acidente entre caminhonete Nissan Frontier e Chevrolet Ônix, apesar da gravidade todos saem ilesos
