Menu
SADER_FULL
quarta, 3 de março de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Valec diz que obras da Ferroeste em MS começam em 2012

27 Mai 2011 - 15h22Por Agência Brasil
 
 
O superintendente de projetos da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, Bruno Roque de Oliveira, disse ontem (26), em Dourados, que as obras de implantação do traçado ferroviário ligado o município aos demais centros consumidores da produção regional e nacional devem ser iniciadas até o segundo semestre de 2012.
 
“Essa ferrovia já está atrasada. Não há mais o que discutir. Os estudos de viabilidade econômica ficam prontos em 120 dias e até o segundo semestre do ano que vem a obra vai começar”, garantiu o representante da empresa, que foi a Dourados a convite do deputado federal Vander Loubet (PT-MS), um dos autores da proposta de realização da audiência pública, realizada pela Câmara de Vereadores, junto com os mandatos do deputado estadual Laerte Tetila (PT) e do vereador Dirceu Longhi (PT).
 
Segundo Roque, estão sendo finalizados os estudos do traçado Estrela do Oeste (PR) à Panorama (SP) com Dourados/Porto Murtinho (MS). Já o traçado Maracaju/Dourados/Mundo Novo (MS) à Cascavel (PR) já está sendo licitado.
 
O deputado Vander comemorou o resultado da audiência e destacou a agenda positiva para o município. “O evento foi muito representativo. Tivemos a presença de 11 prefeitos, que marcaram presença porque sabem a importância dessa ferrovia, que não diz respeito apenas a Dourados. Interessa a todo o Mato Grosso do Sul. Com esse traçado da Ferroeste [Ferrovia da Integração Oeste] vamos dinamizar nosso transporte de cargas”, afirmou Vander.
 
Valec
 
A Valec é uma empresa pública controlada pelo governo federal. Tem a atribuição de fazer o planejamento econômico e administrativo de engenharia ferroviária, decidir sobre a viabilidade dos projetos e ainda pode receber da União outros encargos para o incremento da malha ferroviária. O trecho em questão, debatido durante a audiência pública, vai integrar mais um estado ao núcleo de fomento à produção ao longo da Ferrovia da Integração Oeste (Ferroeste). De Dourados a Cascavel, o percurso é de 350 km e a ferrovia está incluída na planilha de prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Filho de fazendeiro reclama de dor anal e mãe descobre estupro cometido por funcionário
BOA NOTICIA
Governo zera PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha
RIGOR DA LEI
Cidade vai multar em até R$ 60 mil quem descumprir decreto de combate ao Covid-19
PANDEMIA 100 FIM
Brasil tem 30.484 mortes por Covid-19 em fevereiro, 2º maior número em toda a pandemia
charge_gasolina 100 TRÉGUA
Facada: Petrobras anuncia novo aumento nos preços da gasolina e diesel
CARCERE PRIVADO
Homem é preso por cárcere privado e violência doméstica após mulher pedir socorro com foto nas redes
NOVO AUXILIO
Presidente afirma Auxílio emergencial deve voltar em março, com parcelas de R$ 250
ALERTA EPIDEMIOLÓGICO
Covid-19: Brasil registra 1.541 mortes em 24 horas
MUNDO DO CRIME
Após morrer de Covid-19 no mesmo dia, casal tem oficina invadida e furtada
TRISTEZA NA FAMILIA
Pai e filho morrem de Covid-19 com poucas horas de diferença