Uma vacina que vai garantir a imunização de crianças e adolescentes contra a hepatite A foi lançada durante o 33º Congresso Brasileiro de Pediatria, que se realiza até quarta-feira (11), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e já está disponível no mercado nacional.
Produzida pelo laboratório farmacêutico Sanofi Pasteur, a vacina é destinada à faixa etária de 1 a 15 anos e já foi licenciada em 40 países.
Segundo a médica Isabella Balallai, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Imunizações, é preciso proteger as crianças contra a doença, já que a hepatite A não apresenta sintomas na infância, mas, na adolescência, passa a ser uma enfermidade grave, que pode resultar na morte do paciente, por falência do fígado.
A médica disse que crianças doentes podem contagiar parentes, vizinhos e amigos, sem levantar suspeitas da família. ”As crianças são as grandes transmissoras, porque, quando contraem a hepatite, não adoecem. O mais comum é contágio acontecer numa praia, a partir do contato com alimentos e água contaminados pelas fezes de alguém infectado pelo vírus”, explicou Isabella Balallai.
De acordo com a médica, a vacina deve ser tomada em duas doses: a primeira, a partir de um ano, e o reforço, de seis a 18 meses depois. Os principais sintomas da doença são: coloração amarelada dos olhos e da pele, febre, náuseas e vômitos. O contato com o vírus é mais freqüente em populações que vivem em áreas sem saneamento básico.
Isabella Balallai informou que o Ministério da Saúde estuda a possibilidade de incluir quatro novas vacinas do Programa Nacional de Imunização, entre elas a de hepatite A.
RMT Online
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

MISSÃO INTERNACIONAL Culturamesse na Europa 2025

Vai para BONITO (MS)?, então confira às 03 rotas diferentes para chegar à capital do ecoturismo

1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Após dias internado, morre a vítima de tentativa de homicídio em Fátima do Sul

Fátima do Sul se despede de Ozano Ladislau, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento

Jovem morre aos 16 anos e família decide doar órgãos da adolescente em MS

Bebê nasce com a irmã gêmea dentro do abdômen em caso raríssimo na Colômbia
