Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Uso de enxofre para clarear açúcar poderá ser proibido

11 Fev 2010 - 17h48Por Agência Câmara de Notícias
A Câmara analisa o Projeto de Lei 6639/09, que limita a um miligrama por quilo a quantidade de dióxido de enxofre presente no açúcar para consumo humano. De acordo com o autor, essa substância pode causar prejuízos à saúde, como broncoespasmos, dermatite de contato, cefaleia e dor abdominal.

A proposta foi apresentada pelo deputado Pastor Pedro Ribeiro (PR-CE). Ele argumenta que a indústria utiliza o enxofre para branquear o açúcar por tratar-se de tecnologia barata.

Segundo o parlamentar, já existe no mercado, no entanto, outra tecnologia de baixo custo desenvolvida por um brasileiro, Raimundo Silton, que permite fazer o clareamento do produto com a utilização de ozônio.

Eficiência industrial
Para o deputado, a utilização do ozônio "aumenta a eficiência industrial e reduz custos". Ainda assim, ele acredita que, sem uma lei que coloque limites à utilização do enxofre, a substituição de tecnologia pode "levar anos para ser concluída".

Pela proposta, após a publicação da lei, a indústria terá prazo de 18 meses para realizar a substituição de tecnologia. Até lá, será permitida a comercialização de açúcar com teor de até 15 miligramas de dióxido de enxofre por quilo.

Essa é a quantidade permitida pelo Codex Alimentarius, norma internacional sobre alimentos, produzida em conjunto pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, sigla em Inglês) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Maior produtor
Pastor Pedro Ribeiro lembra que o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar. Ele cita estudo da União da Indústria de Cana-de-açúcar e do Ministério da Agricultura segundo o qual, no ano-safra 2008/2009, foram produzidas no País 31,05 milhões de toneladas do produto.

Desse total, 20,79 milhões de toneladas foram exportadas, contra cerca de 10 milhões de toneladas consumidas no mercado interno. A produção brasileira de açúcar corresponde a aproximadamente 21% do total mundial, conforme o parlamentar. Ele afirma, no entanto, que o produto brasileiro já começa a encontrar problemas de aceitação no exterior em razão dos altos teores de dióxido de enxofre.

Ainda de acordo com o projeto, instituições financeiras e fundos constitucionais ficam proibidos de conceder crédito a indústrias que utilizem enxofre para clarear o açúcar.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação