A Pelo menos 10 mil consumidores estão sem luz em Santa Catarina desde a noite de terça. Até o ínício da madrugada, 200 mil em 10 municípios do Vale do Itajaí e região norte do Estado. O apagão deveu-se à forte tempestade que caiu ontem sobre o Estado. O temporal, seguido de descargas elétricas e ventos fortes, trouxe transtornos principalmente na região de Blumenau e Joinville.
No Vale do Itajaí, 23 alimentadores da rede elétrica da Companhia Elétrica de Santa Catarina (Celesc) em Blumenau foram atingidos por raios ou árvores e deixaram pelo menos 50 mil consumidores de cinco cidades às escuras.
Segundo o gerente regional da Celesc em Blumenau, Régis Evaloir da Silva, o problema deverá persistir em todo o dia em Blumenau, Ascurra, Pomerode, Gaspar e Timbó, afetando milhares de pessoas. "Ainda temos problemas em cerca de 10 mil unidades consumidoras nessas cidades", comenta, acrescentando que equipes de outros municípios foram deslocadas para dar apoio no Vale do Itajaí.
Silva afirma que os estragos foram causados pelo vento que derrubou árvores sobre postes e fiação elétrica. "Nossa rede é predominantemente aérea e as árvores acabam causando esses problemas", disse. "Temos que retirá-las, usar motosserras e emendar os condutores. Acredito que até o final do dia a situação possa ser normalizada".
Em Joinville, um gerador da Celesc explodiu e deixou 170 mil consumidores de 5 cidades sem luz. Além de Joinville, Barra Velha, São Francisco do Sul, Itapoá e Guaruva foram atingidos.
Eduardo Siscometi, gerente regional da Celesc na região norte, disse que 150 homens estão trabalhando desde a noite de ontem para resolver o problema, que já está quase solucionado. "Os funcionários passaram a noite em claro e agora pela manhã, apenas a cidade de Guaruva continua sem energia", destacou.
As causas da explosão, segundo Siscometi, ainda estão sendo investigadas. Ele trabalha com três hipóteses para a queima do gerador: uma descarga elétrica causada por raios, um curto na rede interna da Celesc ou no cruzamento das linhas de transmissão da Eletrosul. "Até o final do dia saberemos o que causou esse transtorno".
Além dos prejuízos á rede elétrica, o temporal destelhou casas em várias cidades. Em Joinville, uma residência desabou e ninguém se feriu.
Na região metropolitana, quinze minutos de forte chuva de granizo na tarde de ontem na cidade de Biguaçu, foram suficientes para que a prefeitura decretasse estado de emergência. Foram destruídas pelas pedras de gelo 15 casas e alguns bairros foram alagados. Não há registros de vítimas.
Terra Redação
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida

Feriado e final de semana tem previsão de tempo firme com temperaturas amenas no Estado

Concurso do INSS oferece mil vagas e salário inicial que pode chegar até R$ 9 mil

Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF
Mais Lidas

Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas

Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer

TRISTE NOTÍCIA: Morre motorista que bateu em carreta

Jovem que morreu em acidente esperava o primeiro filho e estava no 7º mês de gestação
