Tendo como missão promover educação, informação e conhecimento em agronegócio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul - SENAR/MS, encerra o ano com um total de 48.510 pessoas que participaram de pelo menos uma ação do SENAR.
Na área de capacitação a instituição bateu recorde. Foram 28.409 pessoas capacitadas. Em 2008 o número já foi aproximado, chegando a mais de 27 mil trabalhadores capacitados, um crescimento significativo quando comparado aos anos anteriores. Em 2006 foram apenas 13.628 pessoas que tiveram a oportunidade de participar das capacitações, um salto de 52%, se compararmos os números de 2009 e 2006
“Apesar da crise enfrentada pelo país, conseguimos ampliar as expectativas. Prevíamos 1.500 eventos de Formação Profissional Rural e Promoção Social e conseguimos realizar 1.809, e consequentemente o público atingido também aumentou”, explica o superintendente interino do SENAR/MS, Clodoaldo Martins Junior.
As áreas de atuação da instituição para Promoção Social – PS, são alimentação e nutrição, artesanato, educação, organização comunitária e saúde. Em Formação Profissional Rural – FPR ela abrange as áreas de agricultura, agroindústria, silvicultura, aqüicultura, pecuária e prestação de serviços.
Além das capacitações o SENAR realiza projetos e programas voltados ao homem do campo. Este ano as novidades foram os projetos Jovem Agricultor Aprendiz – JAA, Inclusão Digital, Secretaria Eficiente, Útero é Vida e Ciranda da Cultura.
O JAA é um projeto com o objetivo de capacitar os filhos de trabalhadores e produtores rurais com idade entre 15 e 18 anos. No primeiro ano de implantação ele atuou em cinco municípios, tendo 460 jovens participantes.
O Útero é Vida e o Ciranda da Cultura são programas do SENAR Nacional em parceria com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, que junto com o SENAR Regional puderam atuar em três municípios levando cultura a mais de 1850 pessoas, e educação e saúde a aproximadamente 550 mulheres.
Projetos para 2010
Para o próximo ano a continuidade dos projetos JAA, Útero é Vida e Ciranda da Cultura já esta confirmado. “O Inclusão Digital, que em 2009 foi implantado em cinco municípios com salas de 10 computadores cada, em 2010 serão mais 20 salas funcionando. A novidade é que alem dos cursos oferecidos nas sedes fixas, o SENAR está com a unidade móvel que tem como objetivo levar a tecnologia à área rural”, explica Martins Junior.
Em 2010 serão lançados também mais dois programas pilotos. O Mais Leite e o Proovinos. Juntos eles irão capacitar 375 produtores e trabalhadores que estão ligados diariamente as atividades do leite e da produção de ovinos.
Serviço
As capacitações e projetos oferecidos pelo SENAR são gratuitos e voltados aos trabalhadores e produtores rurais. Informações detalhadas sobre todos os cursos e projetos estão no site www.senarms.org.br.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

MISSÃO INTERNACIONAL Culturamesse na Europa 2025

Vai para BONITO (MS)?, então confira às 03 rotas diferentes para chegar à capital do ecoturismo

1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Após dias internado, morre a vítima de tentativa de homicídio em Fátima do Sul

Fátima do Sul se despede de Ozano Ladislau, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento

Jovem morre aos 16 anos e família decide doar órgãos da adolescente em MS

Bebê nasce com a irmã gêmea dentro do abdômen em caso raríssimo na Colômbia
