Menu
SADER_FULL
domingo, 20 de junho de 2021
Busca
Brasil

Senar-MS atende quase 50 mil pessoas em 2009

17 Dez 2009 - 15h31Por MS Notícias

Tendo como missão promover educação, informação e conhecimento em agronegócio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul - SENAR/MS, encerra o ano com um total de 48.510 pessoas que participaram de pelo menos uma ação do SENAR.

Na área de capacitação a instituição bateu recorde. Foram 28.409 pessoas capacitadas. Em 2008 o número já foi aproximado, chegando a mais de 27 mil trabalhadores capacitados, um crescimento significativo quando comparado aos anos anteriores. Em 2006 foram apenas 13.628 pessoas que tiveram a oportunidade de participar das capacitações, um salto de 52%, se compararmos os números de 2009 e 2006

“Apesar da crise enfrentada pelo país, conseguimos ampliar as expectativas. Prevíamos 1.500 eventos de Formação Profissional Rural e Promoção Social e conseguimos realizar 1.809, e consequentemente o público atingido também aumentou”, explica o superintendente interino do SENAR/MS, Clodoaldo Martins Junior.

As áreas de atuação da instituição para Promoção Social – PS, são alimentação e nutrição, artesanato, educação, organização comunitária e saúde. Em Formação Profissional Rural – FPR ela abrange as áreas de agricultura, agroindústria, silvicultura, aqüicultura, pecuária e prestação de serviços.

Além das capacitações o SENAR realiza projetos e programas voltados ao homem do campo. Este ano as novidades foram os projetos Jovem Agricultor Aprendiz – JAA, Inclusão Digital, Secretaria Eficiente, Útero é Vida e Ciranda da Cultura.

O JAA é um projeto com o objetivo de capacitar os filhos de trabalhadores e produtores rurais com idade entre 15 e 18 anos. No primeiro ano de implantação ele atuou em cinco municípios, tendo 460 jovens participantes.

O Útero é Vida e o Ciranda da Cultura são programas do SENAR Nacional em parceria com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, que junto com o SENAR Regional puderam atuar em três municípios levando cultura a mais de 1850 pessoas, e educação e saúde a aproximadamente 550 mulheres.

Projetos para 2010

Para o próximo ano a continuidade dos projetos JAA, Útero é Vida e Ciranda da Cultura já esta confirmado. “O Inclusão Digital, que em 2009 foi implantado em cinco municípios com salas de 10 computadores cada, em 2010 serão mais 20 salas funcionando. A novidade é que alem dos cursos oferecidos nas sedes fixas, o SENAR está com a unidade móvel que tem como objetivo levar a tecnologia à área rural”, explica Martins Junior.

Em 2010 serão lançados também mais dois programas pilotos. O Mais Leite e o Proovinos. Juntos eles irão capacitar 375 produtores e trabalhadores que estão ligados diariamente as atividades do leite e da produção de ovinos.

Serviço

As capacitações e projetos oferecidos pelo SENAR são gratuitos e voltados aos trabalhadores e produtores rurais. Informações detalhadas sobre todos os cursos e projetos estão no site www.senarms.org.br.


Deixe seu Comentário

Leia Também

VIOLENCIA DOMESTICA
Menina de 12 anos furta bisavô e leva 10 chibatadas da mãe por ordem do CV
MILIONÁRIO
Aposta única fatura prêmio de R$ 7 milhões da Mega-Sena
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa paga hoje 3ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em março
LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade