Menu
SADER_FULL
sexta, 22 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Sem acordo, bancários ameaçam greve para dia 5

29 Set 2006 - 09h15

A categoria classificou como ridícula a proposta apresentada pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) na sexta rodada de negociação na quarta-feira.

Os banqueiros só apresentaram a oferta após muita pressão dos sindicatos filiados à Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) em todas as regiões do Brasil, depois da greve de 24 horas realizada na terça-feira.

Os banqueiros ofereceram reajuste de 2% e PLR (Participação nos Lucros e Resultados) rebaixada, índices inferiores aos reivindicados pela categoria.

A oferta apresentada pela Fenaban não cobre nem o índice de inflação do período que foi de 2,85%, de acordo com os bancários. A categoria está reivindicando 7,05% de aumento real, além reposição da inflação. A categoria pede também maior participação na PLR, sendo o mínimo de 5% do lucro líquido linear e até 15%, mais um salário bruto acrescido de R$ 1,5 mil.

“Com os lucros recordes que tiveram os bancos, o índice apresentado pelos bancos é certamente inaceitável e a orientação é de greve por tempo indeterminado”, disse o secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, Laudelino dos Santos.

Em Dourados será realizada assembléia na quarta-feira, a partir das 18h, na sede do sindicato. “Esperamos que até lá os banqueiros façam outra contraproposta que agrade a categoria”, acrescentou o sindicalista.

Em Dourados e região são pelo menos 600 bancários que podem aderir à paralisação. Em Campo Grande é algo em torno de dois mil profissionais.

Há vários dias os bancários estão se mobilizando com o fechamento de agências, atos públicos e retardamento no funcionamento de agências. Na greve de 24 horas realizada na terça-feira quase 100% da categoria aderiu à paralisação em Dourados. Não houve atendimento interno nas 22 agências, apenas funcionaram os caixa de auto-atendimento.

 

Diário MS

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro