Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 5 de julho de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Saddam diz que verdadeiro criminoso é Bush

1 Jul 2004 - 08h42
O ex-presidente iraquiano Saddam Hussein compareceu hoje ante um juiz do Tribunal Especial Iraquiano para enfrentar acusações de crimes contra a humanidade. Na sessão, que durou menos de duas horas, Saddam recusou-se a assinar documentos legais apresentados a ele na audiência e afirmou que o criminoso de fato era o presidente americano, George W. Bush.

Vestido com um terno preto e uma camisa branca, sem gravata, Saddam afirmou que os procedimentos não passam de "um teatro para a campanha eleitoral do presidente americano", a quem chamou de "ser abjeto". O ditador deposto em abril repetiu em várias ocasiões: "Eu sou o presidente da República Iraquiana e sou iraquiano".

O julgamento é fechado e detalhes da sessão estão sendo divulgados por militares americanos e jornalistas que tiveram acesso ao local. O ex-ditador enfrenta acusações por crimes contra a humanidade e genocídio. Saddam Hussein e outros 11 membros de seu antigo regime são vinculados a crimes contra os curdos do norte do Iraque, os xiitas do sul do país, assim como contra países vizinhos, segundo fontes do novo Governo iraquiano.

Segundo fontes iraquianas, a primeira sessão do julgamento, foi gravada e será televisionada mais tarde. Quando forem transmitidas as imagens, serão as primeiras do antigo presidente iraquiano desde que foi capturado em dezembro passado nos arredores de sua cidade natal, Tikrit.

Saddam Hussein e seus 11 lugar-tenentes foram postos quarta-feira sob custódia legal do novo Governo provisório iraquiano, embora permaneçam sob vigilância das forças multinacionais. Todos foram detidos nos meses que seguiram à queda do antigo regime, em abril do ano passado.

O responsável administrativo pelo Tribunal Especial, Salem Chalabi, citado hoje pelo canal de televisão árabe Al-Jazira, assegurou que viu ontem Saddam Hussein e lhe comunicou que já não vai ser tratado como prisioneiro de guerra. Segundo Chalabi, o deposto presidente iraquiano parecia nervoso, mas em bom estado de saúde.

Já um dos advogados defensores de Saddam Hussein, o jordaniano Mohammad Rashdan, se queixou desde Amã, que não foi permitido reunir-se até o momento com o ex-presidente do Iraque, nem conhecer o conteúdo dos interrogatórios aos quais foi submetido desde sua captura, segundo emissoras de televisão árabes.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

BONITO - MS - ROTAS - FOTO: FÁBIO CARVALHO / BONITO INFORMA VAI PARA BONITO - MS ???
Vai para BONITO (MS)?, então confira às 03 rotas diferentes para chegar à capital do ecoturismo
Evento
1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos
CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025
PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho
CAIXA - FOTO:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil CONTESTAR DESCONTOS INDEVIDOS
Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do Pioneiro e membro da CCB, Cidalino Américo, família informa o velório
Policial
Tragédia em Glória de Dourados: Jovem confessa ter matado a própria mãe com cinco facadas
Policial
Jovem é preso suspeito de matar a própria mãe em Glória de Dourados
GLÓRIA DE DOURADOS DE LUTO
Glória de Dourados chora a morte de Michelly Rios, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Policial
Homem condenado por roubo é capturado em ação conjunta da Polícia Civil e Militar em Deodápolis