Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Saddam diz que verdadeiro criminoso é Bush

1 Jul 2004 - 08h42
O ex-presidente iraquiano Saddam Hussein compareceu hoje ante um juiz do Tribunal Especial Iraquiano para enfrentar acusações de crimes contra a humanidade. Na sessão, que durou menos de duas horas, Saddam recusou-se a assinar documentos legais apresentados a ele na audiência e afirmou que o criminoso de fato era o presidente americano, George W. Bush.

Vestido com um terno preto e uma camisa branca, sem gravata, Saddam afirmou que os procedimentos não passam de "um teatro para a campanha eleitoral do presidente americano", a quem chamou de "ser abjeto". O ditador deposto em abril repetiu em várias ocasiões: "Eu sou o presidente da República Iraquiana e sou iraquiano".

O julgamento é fechado e detalhes da sessão estão sendo divulgados por militares americanos e jornalistas que tiveram acesso ao local. O ex-ditador enfrenta acusações por crimes contra a humanidade e genocídio. Saddam Hussein e outros 11 membros de seu antigo regime são vinculados a crimes contra os curdos do norte do Iraque, os xiitas do sul do país, assim como contra países vizinhos, segundo fontes do novo Governo iraquiano.

Segundo fontes iraquianas, a primeira sessão do julgamento, foi gravada e será televisionada mais tarde. Quando forem transmitidas as imagens, serão as primeiras do antigo presidente iraquiano desde que foi capturado em dezembro passado nos arredores de sua cidade natal, Tikrit.

Saddam Hussein e seus 11 lugar-tenentes foram postos quarta-feira sob custódia legal do novo Governo provisório iraquiano, embora permaneçam sob vigilância das forças multinacionais. Todos foram detidos nos meses que seguiram à queda do antigo regime, em abril do ano passado.

O responsável administrativo pelo Tribunal Especial, Salem Chalabi, citado hoje pelo canal de televisão árabe Al-Jazira, assegurou que viu ontem Saddam Hussein e lhe comunicou que já não vai ser tratado como prisioneiro de guerra. Segundo Chalabi, o deposto presidente iraquiano parecia nervoso, mas em bom estado de saúde.

Já um dos advogados defensores de Saddam Hussein, o jordaniano Mohammad Rashdan, se queixou desde Amã, que não foi permitido reunir-se até o momento com o ex-presidente do Iraque, nem conhecer o conteúdo dos interrogatórios aos quais foi submetido desde sua captura, segundo emissoras de televisão árabes.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho