O relatório do projeto de partilha do pré-sal, divulgado nesta terça-feira na Câmara, aumenta em 50% as alíquotas de royalties --de 10% para 15% --, diminui a fatia da União dessa verba e dedica parte do pagamento a regiões não-produtoras. Além dessas decisões, elimina o pagamento de participações especiais, feito por empresas produtoras de grandes áreas de exploração.
De acordo com o relatório, quando a extração de petróleo ocorrer na plataforma continental, 30% será destinado à União --sendo 15% para o Ministério de Ciência e Tecnologia, 12% para a Marinha, e 3% para um fundo especial, a ser criado por lei, para mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Antes, a União ficava com 40% dos royalties.
"Não sei se estou agradando, se estou desagradando, mas não estou preocupado em agradar nem desagradar", afirmou o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), relator do projeto.
Do total de royalties, 18% irá aos Estados produtores e 6% aos municípios produtores. A maior novidade é a criação de um fundo estadual que irá distribuir 22% dos royalties entre todas as Unidades da Federação, e outro fundo para distribuir 22% dos royalties para todos os municípios do país.
"Essa matéria é de direito ao povo brasileiro, que quer e que não abre mão de seus direitos por nenhuma conveniência ou interesse", afirmou o deputado, que esteve reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde de hoje.
O bônus de assinatura será dedicado 90% para a União e 10% para Estados, DF e municípios, de acordo com o relatório.
Ao contrário do que alardeou na semana passada, o deputado não incluiu ressalvas no relatório sobre a operação única da Petrobras sobre o pré-sal.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

MISSÃO INTERNACIONAL Culturamesse na Europa 2025

Vai para BONITO (MS)?, então confira às 03 rotas diferentes para chegar à capital do ecoturismo

1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho
Mais Lidas

A guerreira descansou, amigos fazem homenagens e família informa o velório, luto em Fátima do Sul

Vítimas identificadas: Sobe para 04 número de mortos em acidente com caminhonete

Fazenda custeia translado de funcionários mortos em acidente com caminhonete

MISSÃO INTERNACIONAL Culturamesse na Europa 2025
