Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Reclamações no Procon aumentaram 63% em 2009

8 Jan 2010 - 13h54Por Portal do MS

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MS) atendeu em 2009 11.809 reclamações. O número é 63% maior que o registrado no ano anterior.

Esse montante refere-se aos casos que não foram resolvidos imediatamente e que, por isso, transformaram-se em processos administrativos. No Balanço Geral de Atividades divulgado hoje pelo órgão, o total de Atendimentos - pessoas que acessaram o Procon, incluindo os casos em que a demanda não chegou a virar processo – foi de mais de 24 mil.

“Ultrapassamos o patamar histórico de 24 mil pessoas atendidas, o que representa aumento de 75% desde o início do atual Governo”, revela o superintendente Lamartine Ribeiro. “Esse aumento coincidiu com a implementação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, o Sindec”.

Lamartine destaca que a postura do Procon é a de sempre privilegiar a conciliação entre fornecedores e consumidores, e que isso tem recebido boa resposta por parte de algumas empresas.

Índices

Entre as empresas mais reclamadas no ano passado algumas merecem destaque pela perceptível melhoria nas relações com os consumidores. Nessa lista aparecem a NOKIA, com redução de 52,66% nas reclamações; a Enersul, com redução de 14,12%; e a VIVO Celulares, que reduziu sua presença no Procon em 9,57%.

De outro lado, como destaques negativos devido ao grande aumento no número de queixas o Procon aponta a Procell Serviços Telefônicos Ltda, que aumentou seu índice de Reclamações em nada menos que 423,08%; a Uniderp/Anhanguera com aumento de 225,42%; e a Americel/Claro, com 103,66% de aumento em sua presença no Procon/MS.

O Procon aponta ainda que, mesmo não estando entre as mais reclamadas, vale registrar o aumento de 900% nas Reclamações do Campo Grande Praia Clube, que saltou de seis Atendimentos em 2008 para 60 em 2009.

Resolutividade

Mais um dado positivo que o Procon destaca é o índice de resolutividade imediata das questões levadas ao órgão. Essa análise representa a diferença entre atendimento e reclamação. Um exemplo é a concessionária de saneamento da Capital, a Águas Guariroba, que foi interpelada 1.910 vezes e, destes casos, 546 viraram reclamações. O restante ou foi resolvido imediatamente ou não justificou a abertura do processo administrativo. “Com isso, a Águas Guariroba apresentou o maior índice de resolutividade de 2009, com 71,41% dos casos resolvidos imediatamente, bem acima da média geral do Procon, cuja solução imediata ultrapassa os 60%”, destaca o superintendente. “Se considerarmos que outros tantos casos dessa empresa foram resolvidos após a abertura do processo de Reclamação, esse índice aumenta consideravelmente”, completa.

Para Lamartine, o aumento nos índices é motivo de comemoração, porque eles representam uma maior procura ao Procon, e demonstram que o órgão tem cumprido a meta a curto prazo, conquistando a confiança da população e a credibilidade das empresas.
“Contudo, partimos agora para atingir nossa meta a médio prazo, que é a diminuição no número de demandas que chegam, desde que isso represente o aumento do respeito à relação de consumo; que isso represente a pacificação social entre consumidores e fornecedores, pelo simples entendimento de que todos somos consumidores em determinado momento, inclusive as empresas, e que tratar bem o consumidor significa mostrar como se pretende ser tratado”, conclui.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação