O Procon de Dourados realizou, nos últimos quatro meses, 1.100 atendimentos, entre reclamações, informações preliminares, encaminhamentos e simples consulta. Foram agendadas 902 audiências, com 373 acordos entre as partes envolvidas.
Entre os fornecedores com maior índice de reclamação estão as empresas de telefonia. “As empresas reclamadas são inseridas no Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor, que é gerenciado pelo Ministério da Justiça. Temos desde 2009 um convênio com o governo estadual que possibilita interligar nosso sistema com o federal”, afirma a diretora do Procon, Odila Lange.
De acordo com Odila, nunca foi realizado um concurso para admissão de servidores específicos para o órgão de defesa do consumidor. “São profissionais concursados em outras secretarias e cedidos para o Procon. Conseguiríamos dar andamento a um número maior de processos, mas faltam funcionários. Mesmo com esse problema, muitos atendimentos foram feitos”, afirma.
Devido a uma parceria estabelecida com instituições de ensino, o atendimento ao público é realizado por estagiários. São oito estudantes de direito que registram os processos iniciais e uma de história que organiza o arquivo de processos. Quatro advogados atuam tanto na assessoria jurídica quanto na conciliação.
Para este ano o objetivo do Procon é se adequar à lei de acessibilidade e instalar um elevador no prédio, com o Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. Este recurso é obtido através da aplicação de multas em empresas que descumprem o Código do Consumidor.
“Essa verba é gerida pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, formado por representantes indicados por entidades. Entre as ações estabelecidas para este ano está o elevador, para facilitar o acesso de pessoas com necessidade a todas as áreas do prédio, foi reformado também com este recurso”, explica Odila.
Recentemente o Procon recebeu três novos computadores por meio de uma parceria entre os governos federal e estadual.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida

Feriado e final de semana tem previsão de tempo firme com temperaturas amenas no Estado
Mais Lidas

Fátima do Sul se despede do João Rodrigues, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento

Jateí em luto pela morte do Chiquinho da Ambulância

10 de junho: 100 anos do saudoso Padre Aquiles Pio Redin

Concurso da AgSUS oferece salário inicial de R$ 16,5 mil e vagas para MS, veja como fazer INSCRIÇÃO
