Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Prefeitura prorroga prazo de acordo para a desapropriação amigável

29 Jan 2010 - 13h28Por Dourados News

A prefeitura de Dourados, através da Procuradoria Geral do Município (PGM), já fez acordo com pelo menos 90% dos proprietários de áreas atingidas pelo traçado do Anel Viário. O prazo para os proprietários comparecerem à PGM venceria nesta sexta-feira, mas a prefeitura decidiu dar mais uma semana para os donos dos imóveis assinarem o acordo para a desapropriação amigável.

Segundo a PGM, como se trata de zona rural, algumas pessoas ainda não foram localizadas ou estão viajando. “São bem poucos os proprietários que faltam assinar o acordo e a expectativa é que até o final da próxima semana estaremos com todo esse trabalho concluído”, disse o procurador-geral Fernando Baraúna.

Nesta semana foi grande a movimentação na PGM de pessoas que procuraram o órgão para firmar o acordo. “Todos que procuraram não saíram sem negociar”, disse Baraúna, lembrando que a maioria vem tem aceitado a indenização de R$ 13.219,00 por hectare desapropriado, conforme tabela adotada pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Apenas três proprietários não aceitaram o acordo amigável e a PGM precisou entrar com ação de desapropriação na Justiça. Nesta semana, o juiz da 6ª Vara Cível de Dourados, José Domingues Filho, concedeu liminar favorável ao município. O valor da indenização foi depositado em juízo. “São casos especiais, onde os proprietários não aceitaram um acordo amigável, mas estamos fazendo de tudo para evitar [as ações], esgotando todas as negociações”, disse o procurador-geral.

Os proprietários que ainda não assinaram o acordo podem procurar a PGM de 1º a 5 de fevereiro, no Centro Administrativo Municipal (CAM). Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3411-7682.

ANEL VIÁRIO – A construção do Anel Viário é um dos projetos mais importantes da administração Ari Artuzi (PDT). Derci Daurin, 57, proprietária de uma área atingida pelo tralado, nas proximidades da Missão Caiuá, acredita que a obra vai trazer grande desenvolvimento para Dourados. Uma das principais será o fim da circulação de veículos pesados no perímetro urbano. Para ela, os proprietários também serão beneficiados. Além da valorização das terras, ainda vai melhorar as condições de tráfego dos produtores rurais da região, que sofrem bastante com as condições das estradas.

Maria Terezinha da Silva Souza, 55, que tem área nas imediações da Phac (Penitenciária de Segurança Máxima Harry Amorim Costa), também foi à prefeitura para assinar o acordo. Para ela, a obra vai ajudar Dourados. “Se é uma obra que vai beneficiar o município, temos que colaborar”, afirmou.
O Anel Viário de Dourados terá 81.229,75 hectares e 25 km de extensão. Parte das áreas foi doada ao município pelos proprietários. Em outras situações, os proprietários aceitaram a indenização calculada pela tabela do Incra ou negociaram uma permuta por áreas institucionais.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação