O preço do óleo diesel deve subir pelo menos 2% este mês em todo o País. O alerta está sendo feito pela Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) a todos os revendedores, em razão do preço do biodiesel.
Por determinação legal, todo diesel rodoviário comercializado no Brasil possui 5% de biodiesel, o chamado B5. Na refinaria, o litro do diesel puro, sem impostos, sai a R$ 1,13. Já o litro do biodiesel puro (B100), também sem tributos, custa R$ 2,30, segundo o preço médio ponderado no 20º leilão de biodiesel da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), realizado em novembro e com previsão de entrega entre janeiro e março de 2011.
O elevado preço do biodiesel – mais que o dobro do diesel de petróleo - deve gerar um impacto final no custo do produto (com impostos, mas sem frete) de R$ 0,028 por litro, ou de 2%.
“É importante lembrar que essa conta assume apenas o maior custo do biodesel na usina. Ou seja, não inclui os preços de frete da distribuidora, nem margens de distribuição e revenda”, explica Paulo Miranda Soares, presidente da Fecombustíveis.
“Hoje, apesar de a região Sudeste ser a principal consumidora de diesel, concentra apenas 18% da produção de biodiesel. E das usinas até as bases de distribuição, o caminhão-tanque com biodiesel percorre quase mil quilômetros, em média, o que certamente também impacta no preço final”, completa.
Ele lembra ainda que mais de 60% do transporte de cargas no Brasil ocorre pelo modal rodoviário e, portanto, qualquer alteração no custo do diesel tem impacto direto nos preços dos produtos finais.
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