Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 20 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Por ano, quase 200 crianças e adolescentes são abusados sexualmente em MS

18 Mai 2011 - 15h59Por Mídia Max

Segundo dados recolhidos através do ‘Disque 100’, número criado para receber denúncias de abusos sexuais contra crianças e adolescentes, de 2003 até abril de 2011, Mato Grosso do Sul registrou 1.540 casos de crime deste tipo, uma média de 192 por ano.

Para tentar conter o avanço dessa estatística, MS participa do Dia Nacional de Combate a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído por lei federal a ser realizado dia 18 de maio todo ano. Um grupo de educadores e gestores realizou na manhã desta quarta-feira panfletagem na esquina da avenida Afonso Pena com a rua Rui Barbosa em Campo Grande, para tentar conscientizar a população sobre o problema.

“O objetivo é estimular a população a denunciar. Vários municípios estão sendo visitados esta semana, mas o trabalho é realizado o ano inteiro”, relatou Tânia Comerlato, representante do Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (Comsex).
Ainda segundo Tânia, os números apresentados se referem apenas aos casos de violência sexual, não demonstrando números de outros tipos de agressões. O número de casos de abusos pode ser ainda maior, já que muitas pessoas não denunciam.

“As regiões do Pantanal e de fronteira são com maiores problemas de falta de denúncias, principalmente por deficiências estruturais”, explica Tânia.

Na panfletagem também estiveram presentes outras entidades, como o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA), e reuniu cerca de 30 pessoas atuando no trabalho educativo.

18 de Maio

Um caso, ocorrido em 1973, resultou na criação do Dia Nacional de Combate a Violência Sexual contra Jovens e Adolescentes. Na ocasião, uma menina de Vitória (ES) foi sequestrada, estuprada, drogada e assassinada em uma orgia. Seu corpo apareceu seis dias depois, desfigurado por ácido. Os agressores não foram punidos.

A data de mobilização foi instituída pela Lei Federal 9.970/2000, com objetivo de conscientizar e engajar a sociedade brasileira no combate a este tipo de crime.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro
PROVA DO ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem
SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho
HORROR NA NOITE
Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados
DOR E DESCASO
Filho é obrigado abrir cova para enterrar próprio pai por não encontrar coveiro em cemitério