Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

População de Caarapó lota ginásio no Dia da Independência

8 Set 2006 - 15h00

Pelo menos três mil pessoas assistiram às comemorações dos 184 anos de independência do Brasil, promovidas pela Secretaria de Educação e Esportes de Caarapó, no ginásio da cidade. Escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, além de projetos sociais da administração municipal, participaram da programação, que duraram todo o período da manhã.

 

A temática das apresentações girou em torno de aspectos culturais do povo brasileiro, sempre com o apelo da independência. A Escola Especial Júlio César Nobre (APAE) abordou a ginástica olímpica, apresentando evoluções com arco, fitas e bolas, proporcionando aos alunos “inclusão social, conhecimento do corpo, ritmo e coordenação motora”. Os 64 alunos dos centros municipais de educação infantil mostraram O Brasil de cores, com a coreografia do hino nacional em ritmo de forró, com o significado das cores da Pátria. Os integrantes do Projeto Conviver, da 3ª idade, dançaram a música aquarela do Brasil, apresentando uma mensagem pela qual não importa quantas fases a vida tem, mas como se vive cada uma delas.

 

A Escola Estadual Antônio João deu uma verdadeira aula do ritmo frevo, seguida da Escola Antônio João, também da rede estadual, com Brasil, pátria amada e a coreografia da música levada brasileira. Na seqüência, passou a Escola Estadual Professora Cleuza Aparecida Vargas Galhardo, abordando o Brasil que temos e o Brasil que queremos, trazendo logo depois a  Escola Municipal Professor Moacir Franco de Carvalho, com o tema Brasil, um país de miscigenações, um povo sonhador. A Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos mostrou que o sertanejo é a cara do Brasil, com a coreografia da música Agora güenta nóis.

 

A segunda parte das apresentações trouxe o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) com apresentação do samba Brasileirinho, vindo em seguida a Escola Articular São Vicente, com o tema Brasil e a música Meu Brasil, cantada pelo aluno Kaíque. A Escola Indígena Ñandejara-Pólo e Escola Indígena Yvy Poty apelaram para a proteção à natureza (a natureza e pra cima, Brasil!). A Escola Municipal Rui Barbosa mostro um Brasil colorido, apresentando a diversidade étnica brasileira, seguida do Programa AABB/Comunidade e o tema Pátria. A Escola Estadual Padre José de Anchieta (Cristalina) apresentou a formação do povo brasileiro a partir dos imigrantes estrangeiros, enquanto o Projeto Agente Jovem retratou a liberdade brasileira, seguido da Escola Estadual Frei João Damasceno (Nova América), com o Brasil ascendente. A apresentação final ficou a cargo da Banda de Música Municipal de Caarapó, com a execução de Aquarela do Brasil e da Canção do Soldado. O ato final ficou sob a responsabilidade da fanfarra local, com evoluções na parte frontal do ginásio de esportes.

 

O prefeito Mateus Palma de Farias (PL) disse, em seu pronunciamento, que a verdadeira independência só se conquista pela educação. “Por essa razão, é importante que cada aluno tenha esse entendimento, pois a liberdade, em todos os níveis, só se obtém pela conscientização proporcionada pela educação”. Já o secretário de Educação e Esportes, professor Ismael Martins Guevara, abordou a integração entre as redes de ensino existentes no Município. Segundo ele, essa integração está sendo percebida nos eventos realizados, “como as comemorações do Dia da Independência, que têm a participação das redes estadual, particular e municipal de ensino, conforme proposta da administração municipal”.

 

As comemorações de 7 de Setembro foram acompanhadas pela vice-prefeita Teresinha Batista, vereadores, diretores de escolas e de centros de educação infantil, secretários municipais e representantes de organizações não-governamentais.
 
 
Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS