Pelo menos três mil pessoas assistiram às comemorações dos 184 anos de independência do Brasil, promovidas pela Secretaria de Educação e Esportes de Caarapó, no ginásio da cidade. Escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, além de projetos sociais da administração municipal, participaram da programação, que duraram todo o período da manhã.
A temática das apresentações girou em torno de aspectos culturais do povo brasileiro, sempre com o apelo da independência. A Escola Especial Júlio César Nobre (APAE) abordou a ginástica olímpica, apresentando evoluções com arco, fitas e bolas, proporcionando aos alunos “inclusão social, conhecimento do corpo, ritmo e coordenação motora”. Os 64 alunos dos centros municipais de educação infantil mostraram O Brasil de cores, com a coreografia do hino nacional em ritmo de forró, com o significado das cores da Pátria. Os integrantes do Projeto Conviver, da 3ª idade, dançaram a música aquarela do Brasil, apresentando uma mensagem pela qual não importa quantas fases a vida tem, mas como se vive cada uma delas.
A Escola Estadual Antônio João deu uma verdadeira aula do ritmo frevo, seguida da Escola Antônio João, também da rede estadual, com Brasil, pátria amada e a coreografia da música levada brasileira. Na seqüência, passou a Escola Estadual Professora Cleuza Aparecida Vargas Galhardo, abordando o Brasil que temos e o Brasil que queremos, trazendo logo depois a Escola Municipal Professor Moacir Franco de Carvalho, com o tema Brasil, um país de miscigenações, um povo sonhador. A Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos mostrou que o sertanejo é a cara do Brasil, com a coreografia da música Agora güenta nóis.
A segunda parte das apresentações trouxe o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) com apresentação do samba Brasileirinho, vindo em seguida a Escola Articular São Vicente, com o tema Brasil e a música Meu Brasil, cantada pelo aluno Kaíque. A Escola Indígena Ñandejara-Pólo e Escola Indígena Yvy Poty apelaram para a proteção à natureza (a natureza e pra cima, Brasil!). A Escola Municipal Rui Barbosa mostro um Brasil colorido, apresentando a diversidade étnica brasileira, seguida do Programa AABB/Comunidade e o tema Pátria. A Escola Estadual Padre José de Anchieta (Cristalina) apresentou a formação do povo brasileiro a partir dos imigrantes estrangeiros, enquanto o Projeto Agente Jovem retratou a liberdade brasileira, seguido da Escola Estadual Frei João Damasceno (Nova América), com o Brasil ascendente. A apresentação final ficou a cargo da Banda de Música Municipal de Caarapó, com a execução de Aquarela do Brasil e da Canção do Soldado. O ato final ficou sob a responsabilidade da fanfarra local, com evoluções na parte frontal do ginásio de esportes.
O prefeito Mateus Palma de Farias (PL) disse, em seu pronunciamento, que a verdadeira independência só se conquista pela educação. “Por essa razão, é importante que cada aluno tenha esse entendimento, pois a liberdade, em todos os níveis, só se obtém pela conscientização proporcionada pela educação”. Já o secretário de Educação e Esportes, professor Ismael Martins Guevara, abordou a integração entre as redes de ensino existentes no Município. Segundo ele, essa integração está sendo percebida nos eventos realizados, “como as comemorações do Dia da Independência, que têm a participação das redes estadual, particular e municipal de ensino, conforme proposta da administração municipal”.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

MISSÃO INTERNACIONAL Culturamesse na Europa 2025

Vai para BONITO (MS)?, então confira às 03 rotas diferentes para chegar à capital do ecoturismo

1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Após dias internado, morre a vítima de tentativa de homicídio em Fátima do Sul

Fátima do Sul se despede de Ozano Ladislau, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento

Jovem morre aos 16 anos e família decide doar órgãos da adolescente em MS

Bebê nasce com a irmã gêmea dentro do abdômen em caso raríssimo na Colômbia
