Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 9 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

PMDB vai pedir a Lula Ministério da Agricultura

13 Mar 2007 - 13h24

No quebra-cabeças da reforma ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouvirá de lideranças do PMDB nesta quarta-feira o pedido para que a bancada do partido na Câmara controle dois ministérios no governo federal. A bancada vai insistir na tese do "equilíbrio de forças" do partido, uma vez que Lula deve oferecer três ministérios ao grupo controlado pela bancada do Senado.

Lula receberá o presidente do PMDB, Michel Temer (SP), nesta quarta-feira. Antes da conversa com o presidente, o peemedebista deverá ser recebido pelo ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) nas articulações sobre o espaço que o PMDB ocupará no governo.

A expectativa dos deputados peemedebistas é que, além da Integração Nacional, o grupo seja contemplado com o Ministério da Agricultura. O partido já tem nomes cotados para assumir a pasta, como os deputados Waldemir Moka (MS), Eunício Oliveira (CE), e Fernando Diniz (MG).

O presidente deve manter a indicação do deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) para o Ministério da Integração Nacional. Em contrapartida, a bancada do PMDB no Senado continuará à frente dos Ministérios de Minas e Energia, com Silas Rondeau, e das Comunicações, com o ministro Hélio Costa.

Lula também deve indicar o médico José Gomes Temporão para o Ministério da Saúde, indicado pelo governador Sérgio Cabral (Rio de Janeiro), que também integra o grupo peemedebista do Senado.

"O presidente nos disse que promoveria o equilíbrio do PMDB na Câmara e no Senado. Entendo que ficou clara a mesma participação. O que queremos é saber quais são os dois espaços da bancada na reforma", disse à Folha Online o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN).

A bancada do PMDB na Câmara não descarta recusar a Integração Nacional caso o presidente sinalize que não está disposto a ampliar a participação do grupo no governo.

Alves disse que, após o encontro com o presidente, vai reunir a bancada do PMDB na Câmara para comunicar a decisão sobre o espaço que o partido terá na reforma.

"Não queremos pressionar ou constranger o presidente. O nosso sentido é de colaborar", disse o líder. Questionado se a bancada ficaria satisfeita com o comando do Ministério da Agricultura, Alves reconheceu que a pasta agrada os deputados.

PT - Além do encontro com os peemedebistas, Lula deve receber lideranças do PT nesta quarta-feira. Nesta segunda-feira, o presidente teria pedido para o PT entregar uma lista com três nomes da legenda para ocupar os Ministério do Turismo, Previdência e Desenvolvimento Agrário.

A Folha Online apurou que o presidente também avisou ao PT que não tem obrigação de aceitar os nomes apresentados pelo partido. Se não concordar com as indicações, vai escolher nomes de sua cota pessoal para as pastas.

A expectativa é que o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), apresente a lista do partido para a reforma ministerial nesta quarta-feira.

 

Folha Online

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Maristela Cantadori, Comunicação Fundect *com informações do IFMS
Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos
Deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados JOGOS ONLINE
Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida
Tempo
Feriado e final de semana tem previsão de tempo firme com temperaturas amenas no Estado
INSS - IMAGEM:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil CONCURSO INSS 2025
Concurso do INSS oferece mil vagas e salário inicial que pode chegar até R$ 9 mil
Três pessoas foram flagradas na saída da Granja Comary; Foto: Divulgação
Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF

Mais Lidas

PROCESSO SELETIVOPROCESSO SELETIVO
Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas
PROCESSO SELETIVOOPORTUNIDADE DE EMPREGO
Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer
Domingos Mariano chegou a ficar preso nas ferragens do veículo / MS Todo DiaNÃO RESISTIU
TRISTE NOTÍCIA: Morre motorista que bateu em carreta
Região
Jovem que morreu em acidente esperava o primeiro filho e estava no 7º mês de gestação
CULTURAMA DE LUTO
Familiares e amigos se despedem de Lázaro Pegoraro, Pax Oliveira informa o velório e sepultamento