Menu
SADER_FULL
terça, 18 de maio de 2021
Busca
Brasil

PMDB gaúcho decide abandonar governo Lula

1 Dez 2004 - 07h07
 

O PMDB do Rio Grande do Sul definiu oficialmente, ontem à noite, em encontro em Porto Alegre, a saída do governo Lula e a opção por uma candidatura própria à Presidência da República em 2006.

A decisão do diretório estadual foi unânime e será levada à convenção nacional do partido, que se realizará no próximo dia 12. O governador Germano Rigotto (PMDB) não esteve presente no encontro, mas foi representado oficialmente pelo chefe da Casa Civil, Alberto Oliveira.

O senador Pedro Simon, presidente estadual do PMDB, não quis se pronunciar sobre a possibilidade de o diretório nacional defender a manutenção no governo. Para o PMDB gaúcho, segundo ele, a decisão está tomada: o partido tem de deixar o governo, entregando os cargos ocupados atualmente.

À Folha, Rigotto já havia criticado ''um movimento dos governistas [do PMDB] para adiar a convenção do 12 dezembro'', o que, segundo ele, ''configura um golpe''. O governador aposta nessa convenção para definir o futuro do partido. ''Essa convenção define nosso futuro. Começou o movimento para adiá-la. Vão buscar assim, com tempo, assinaturas para que não ocorra a convenção. Não podemos deixar de fazer a convenção'', disse Rigotto. '

'Quem não acatar a decisão da maioria, que caia fora do PMDB. Sinto que a maioria quer que nos afastemos do governo, busquemos nosso projeto, nossas bandeiras, identidade própria. Afastemos a imagem de clientelista'', afirmou.

''Não podemos continuar um partido sem cara, satélite de outros. Somos o maior partido do país, capilarizado em todos os Estados. Essa história de disputar espaço dentro do governo está apequenando o PMDB.'' O senador Pedro Simon já chegou a lançar o nome de Rigotto para a sucessão presidencial em 2006, como opção ao PT e ao PSDB, mas é mais provável que ele dispute a reeleição ao governo gaúcho.

 


Folha Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NO HARAS
Vaqueiro morre ao ser arrastado por boi durante vaquejada, em Paranatama; veja vídeo
Foto: Divulgação/Instagram LUTO NA MÚSICA
MC Kevin morre aos 23 anos no Rio de Janeiro
SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho