A "pílula" completa nesta quarta-feira 50 anos desde que saiu à venda nos Estados Unidos, o primeiro país que autorizou este revolucionário método anticoncepcional que transformou as vidas de milhares de mulheres.
Desde então, mais de 215 milhões de mulheres no mundo todo utilizaram o medicamento. No entanto, outros 200 milhões, a maioria em países em desenvolvimento, ainda não têm um acesso fácil à pílula, segundo dados da organização Women Deliver.
Em 1960 as americanas foram as primeiras mulheres do mundo que puderam comprar, com autorização legal, o "Enovid", uma dose concentrada de hormônios que evitava a ovulação da mulher e assim possíveis casos de gravidez.
O anticoncepcional foi uma conquista de duas mulheres que impulsionaram a pesquisa deste remédio, Margaret Sanger e Katharine McCormick, duas feministas que já estavam perto dos 70 anos e se propuseram a encontrar a "pílula mágica".
Com a persuasão das duas mulheres e o financiamento de Katharine, o doutor Gregory Pincus pôde avançar em suas pesquisas para desenvolver a pílula, o que conseguiu em 1955.
No entanto, o fármaco só foi aprovado pelas autoridades dos Estados Unidos como método anticoncepcional cinco anos depois, no dia 9 de maio de 1960, em meio a críticas que a consideravam a porta de entrada ao caos sexual.
Meio século depois, a pílula é o segundo método anticoncepcional mais usado no mundo, segundo um relatório das Nações Unidas de 2009. Cerca de 8,8% de todas as mulheres entre 15 e 49 anos a utilizam e na Europa, América Latina, Caribe e América do Norte, é seu primeiro método anticoncepcional.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Vai para BONITO (MS)?, então confira às 03 rotas diferentes para chegar à capital do ecoturismo

1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS
Mais Lidas

Fátima do Sul se despede do Pioneiro e membro da CCB, Cidalino Américo, família informa o velório

Tragédia em Glória de Dourados: Jovem confessa ter matado a própria mãe com cinco facadas

Jovem é preso suspeito de matar a própria mãe em Glória de Dourados

Glória de Dourados chora a morte de Michelly Rios, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
