Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 22 de outubro de 2021
Busca
Brasil

PF quer intervenção federal em RO; STF nega liberdade

7 Ago 2006 - 07h18
A Polícia Federal (PF) e setores dos ministérios Público e da Justiça estão defendendo intervenção federal da União em Rondônia, por conta das prisões de importantes dirigentes dos dois Poderes no Estado na Operação Dominó, por suposto envolvimento em esquema de desvio de recursos públicos. A lista de presos inclui os presidentes do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RO), Sebastião Chaves, da Assembléia Legislativa, José Carlos de Olveira (PSL), o Carlão, e do ex-procurador-geral de Justiça de Rondônia José Carlos Vitachi. Presos na última sexta, eles tiveram os pedidos de relaxamento de prisão negados neste domingo pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

As prisões, que atenderam ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ), totalizam até agora 23 pessoas - Carlão é apontado como suposto líder da quadrilha. A PF, MP e parte do Ministério da Justiça pedem ainda a cassação de 23 deputados acusados de envolvimento com o esquema. Também solicitam o afastamento do procurador-geral de Justiça, Abdiel Ramos Figueira, flagrado em escutas negociando benefícios processuais, configrando prática de prevaricação.

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, vão debater a possibilidade de intervenção ao longo desta semana. Bastos descartou a intervenção federal em um primeiro momento. O esquema sob investigação envolve juízes, deputados estaduais, desembargadores, promotores, procuradores e secretários de Estado para desvio de verbas e causou um rombo de aproximadamente R$ 70 milhões desde junho de 2005.

Governador Ivo Cassol é suspeito
Para respaldar a proposta de intervenção há um dossiê elaborado pela PF demonstrando envolvimento do aparado do Estado de Rondônia com o crime organizado. As investigações lançam suspeita sobre o governador Ivo Cassol (PPS), candidato à reeleição.

 

 

Terra Redação

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro