Menu
SADER_FULL
sábado, 31 de julho de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Oficina de Leitura: incentivo à leitura, diversão e solidariedade

7 Jun 2010 - 16h12Por Fátima News com Assessoria

 

Evento que contou com participação 350 pessoas também homenageou o poeta e maestro Adilvo Mazzini

 

 

Incentivo à leitura, diversão e solidariedade. Foi esse o tom da III Oficina de Incentivo à Leitura e Informação e da Gincana Cultural, realizadas em Dourados, entre os dias 24 e 29 de maio. Mais de 350 pessoas participaram do evento, entre funcionários dos Correios, familiares e convidados. O poeta e maestro Adilvo Mazzini foi homenageado pela contribuição à cultura do estado. O tema da Oficina deste ano foi "Educação e Leitura: Para que todas as crianças tenham vida", inspirado em Zilda Arns.

 

A programação incluiu oficinas específicas para o público infantil e adulto e todas foram um sucesso, tendo participação ativa do público. Da mesma forma, a Gincana movimentou as unidades dos Correios em Dourados e a comunidade, conseguindo arrecadar com a sociedade local mais de meia tonelada de alimentos (584,22kg), que serão doados a instituição Toca de Assis e outras entidades indicadas pelas equipes.

 

Além da solidariedade, a Gincana estimulou a leitura e a cultura. Na prova de matemática, por exemplo, dois participantes gabaritaram a avaliação, enquanto que na Prova Musical, as mímicas fizeram a diversão da torcida. No mini-circuito, etapa que misturou provas físicas e culturais, a disputa foi acirrada. Mas foi no Soletrando que a competição foi definida, tendo como primeira colocada a equipe “Desenho Animado”, com 7450 pontos e em segundo lugar a “Bafana/Bafana”, com 6950. Em terceiro e quarto lugares ficaram as equipes “Curumim” e “Futuro do Brasil”, respectivamente.

 

Homenagem a Adilvo Mazzini

 

O reconhecimento a uma personalidade local já faz parte da programação das Oficinas de Leitura de Dourados. O escolhido pelos colaboradores da cidade neste ano foi

 

o poeta e maestro Adilvo Mazzini. Mazzini é um dos fundadores e regente do coral Santa Cecília, hoje Centro Cultural Guaraoby de Dourados, além de ser Poeta Del Mundo, Cônsul de Dourados e ter recebido o título de Cidadão Douradense.

 

Emocionante, a cerimônia exibiu um vídeo em estímulo à paz e teve a participação da professora Lori Gresler, que falou sobre o homenageado e fez um brinde a todos os colaboradores e aos Correios pela iniciativa.

 

Quem também encantou o público foi o menino Rafael Diego, o Rafinha. O garoto, que sofre de tetraplegia e autismo, é integrante do projeto Alecrim de Dourados e aluno de música de Mazzini. Com as canções que executou e pela lição de vida que deu, Rafinha demonstrou que, assim como o homenageado, há tantos outros exemplos de superação e boa vontade espalhados pelo mundo. Esse foi mais um dos incentivos que a Oficina levou a Dourados, o da contribuição pessoal por um mundo melhor.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÃOPAINHA
Cachorro toca campainha após ficar trancado fora de casa
SONHO INTERROMPIDO
Ultimo ensaio fotográfico minutos antes de médico sofrer choque e morrer nas vésperas de casamento
OLIMPÍADA
Rebeca é prata e faz história na ginástica olímpica em Tóquio
FENÔMENO DA NATUREZA
Chuva de meteoros será visível na madrugada de quinta para sexta em todo Brasil
A CASA CAIU
Mulheres se unem e surram "valentão" flagrado agredindo ex no meio da rua
CRISE HÍDRICA
Novas fontes preparam MS para a crise hídrica, ressalta governador
ABAIXO DE ZERO
Com -8,6°C, SC registra a menor temperatura do Brasil em 2021, diz Inmet
COVID-19
Em dia de aumento de casos Brasil tem 1.333 óbitos por Covid - 19 nas últimas 24 horas
CONCURSO PÚBLICO
Caixa Econômica convocará 9 mil de concursos e abre mais mil vagas
BRASIL - 550.502 MORTES
Covid-19: país ultrapassa 550 mil mortes e tem 19,7 milhões de casos