Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 13 de janeiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

OAB quer que filhos de Lula devolvam passaportes diplomáticos

8 Jan 2011 - 05h48Por Folha.com
O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, pediu nesta sexta-feira aos dois filhos do ex-presidente Lula que devolvam o passaporte diplomático que receberam.

"O governante não pode ceder às tentações do cargo. Enquanto ele estiver no cargo deve ter as regalias necessárias para o exercício do cargo. A partir do momento em que deixa o cargo, ele passa a ser um cidadão comum, igual a todos", afirmou o advogado. 

A Folha revelou esta semana que o Itamaraty concedeu passaporte diplomático a Luís Cláudio Lula da Silva, 25, e Marcos Cláudio Lula da Silva, 39, filhos do ex-presidente, a dois dias do fim do mandato.

Para o presidente da OAB, os filhos de Lula devem devolver o passaporte para evitar "constrangimento público" ao ex-presidente. A entidade também prometeu processá-los se não houver devolução.

"Caso isso não ocorra, é hipótese de apuração pelo Ministério Público Federal, em função do ato de ilegalidade administrativa, que quebra a isonomia entre os brasileiros", afirma Cavalcante.

Segundo entendimento do Itamaraty, dependentes de autoridades podem receber o documento até os 21 anos (24, no caso de estudantes, ou em qualquer idade se forem portadores de deficiência).

Questionado, o órgão disse que ambos já tinham o passaporte especial e tratava-se de uma renovação.

A decisão que beneficiou os filhos de Lula diz que a concessão foi "em caráter excepcional" e "em função de interesse do país", mas não apresenta justificativa para a concessão.

MAL-ESTAR

Integrantes do corpo diplomático ouvidos pela reportagem, na condição de anonimato, afirmam que a decisão provocou mal-estar dentro do Itamaraty, já que o ex-chanceler Celso Amorim recorreu ao parágrafo 3º, que garante ao ministro o poder de autorizar a concessão do documento "em função de interesse do país".

O passaporte diplomático, regulamentado pelo decreto 5.978/2006, é concedido a presidentes, vices, ministros de Estado, parlamentares, chefes de missões diplomáticas, ministros dos tribunais superiores e ex-presidentes.

O inciso 1º do artigo 6º do decreto diz o seguinte: "A concessão de passaporte diplomático ao cônjuge, companheiro ou companheira e aos dependentes das pessoas indicadas neste artigo será regulada pelo Ministério das Relações Exteriores".

No caso dos filhos, a norma seguida pelo Itamaraty obedece ao mesmo critério da Receita Federal para a definição de dependente (21 anos ou portador de deficiência). O entendimento está no site do Ministério das Relações Exteriores.

A validade do passaporte diplomático concedido aos dois filhos de Lula é de quatro anos, a contar da data de emissão. Assim, durante todo o governo de Dilma Rousseff, Luís Cláudio e Marcos Cláudio terão acesso à fila de entrada separada e com tratamento menos rígido nos países com os quais o Brasil tem relação diplomática.

Em alguns países que exigem visto, o passaporte diplomático o torna dispensável. O documento é tirado sem nenhum custo para a "autoridade". Um passaporte normal custa em torno de R$ 190 para ser emitido.

Luís Cláudio é o filho caçula de Lula. Formado em educação física, foi preparador físico do Corinthians. Marcos Cláudio é filho do primeiro casamento de Marisa Letícia, a ex-primeira-dama, e foi adotado por Lula. Formado em psicologia, é empresário e tentou ser candidato a vereador em 2008.

Nesta sexta-feira, a Folha revelou que um neto de 14 anos do ex-presidente também recebeu passaporte diplomático no dia 29 de dezembro.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Polícia Civil descobre cemitério clandestino de rivais de do PCC em Lucas do Rio Verde - MT
FOTO: GEONE BERNARDO ALERTA PARA 34 CIDADES
ALERTA para chuvas intensas com ventos de até 60 km/h é disparado para 34 cidades de MS
Fachada da Receita Federal em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Receita Federal ajusta regras do Pix sem criação de novos tributos
Rapper de MS é encontrada morta em rio e polícia investiga facção
Rio de Janeiro registra milhares de casos de Mpox e autoridades de saúde em alerta

Mais Lidas

FOTO: CORREIO DO ESTADOMEGA SENA
Casal de MS ganhou na Justiça direito a receber prêmio de bolão não registrado na Mega-Sena
FOTO: GEONE BERNARDOALERTA PARA 34 CIDADES
ALERTA para chuvas intensas com ventos de até 60 km/h é disparado para 34 cidades de MS
BOMBEIROS - Imagem: ilustraçãoTRAGÉDIA
TRAGÉDIA: Trabalhador rural morre atropelado por trator em fazenda
Corpo da vítima no chão e equipes da PM e bombeiros no local. (Foto: Marcos Maluf)CASO DE POLÍCIA
CRIME: Briga termina com morto a facada em semáforo
Região
Confira os ganhadores do último sorteio da Promoção Magia de Natal ACIFAS