Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 18 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Número de casos de Aids em Dourados tem aumento de 17,4%

14 Ago 2007 - 13h50

O SAE (Serviço de Atendimento Especializado) de Dourados registrou 30 novos casos de Aids entre janeiro e julho deste ano na cidade, sendo que a maioria dos pacientes tem entre 20 a 35 anos de idade. No primeiro semestre deste ano foram 27 casos ou 17,4% a mais que no mesmo período do ano passado.

Desde que foram implementados na cidade em 1989, o SAE e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) já atenderam 800 pessoas infectadas com o vírus HIV que provoca a Aids, sendo que 156 abandonaram o tratamento ou foram transferidas. Outras 556 continuam em tratamento e 262 estão fazendo uso do coquetel de medicamentos que combate os sintomas e doenças oportunistas que tomam conta do organismo indefeso.

Entre os pacientes, há sete crianças e pré-adolescentes, que contraíram da doença da mãe gestante portadora do vírus. Outras 135, nascidas de mães soropositivas, foram negativadas, ou seja, venceram a doença antes de completarem dois anos de idade, graças ao fortalecimento natural do sistema imune, explica a diretora do SAE, Vanda Assad.

Entre os pacientes que recebem atendimento, em torno de 300 são portadores do HIV mas não manifestaram os sintomas ainda, no entanto, podem transmitir a Aids através de relação sexual de todo tipo, do uso compartilhado de agulhas e outros materiais perfurantes, e de transfusão de sangue contaminado.

Com a inauguração da nova sede, o SAE espera otimizar o atendimento, acomodando melhor e reduzindo o tempo de espera dos pacientes de Aids e outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Vanda diz que a Aids está se tornando mais feminilizada e isso significa que cada vez mais mulheres são infectadas, especialmente as casadas ou que têm apenas um parceiro e dispensam o uso de preservativos.

Até há uma década, uma mulher a cada dois homens contraíam o vírus. Hoje empata, inclusive na região da Grande Dourados. A Aids também está mais presente em meio à população jovem e na Terceira Idade. No primeiro caso, o aumento do índice de alcoolismo é determinante, diz Vanda Assad. "Quando fazem uso de bebidas alcóolicas, os jovens simplesmente negligenciam e deixam de usar a camisinha".

O resultado pode ser uma gravidez precoce, não planejada, mãe portadora do vírus e obrigada a tomar o medicamento até o parto. Ela não vai poder amamentar o bebê, que corre o risco de nascer infectado. Na população mais experiente, a Aids ronda cada vez mais. Além da resistência ao preservativo, a chegada dos medicamentos contra a impotência vêm incentivando as relações entre pessoas com idade acima de 60 anos, que se mantiveram sexualmente ativos ou retomaram a vida sexual.

Os quatro casos de Aids registrados no ano passado, em Dourados, confirmam que a epidemia de AIDS está envelhecendo no país, além de acometer cada vez mais as populações pobres, marginalizadas e inclusive indígenas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 1995 e 2005, os casos saltaram de 824 para 1.930. Em 1996, a cada 100 mil homens com idade entre 50 e 59 anos, 18,2 tinham o diagnóstico da doença.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área
SOLIDARIEDADE AO RIO GRANDE DO SUL
De Fátima do Sul e Culturama: Carreta com 17 toneladas de donativos chega a Roca Sales, RS
OLHA A HISTÓRIA
Mulher fica em coma por 17 dias após tomar remédio para cólica

Mais Lidas

FOTO: ILUSTRATIVAFÁTIMA DO SUL - CARRETA TOP DANCE
Com falhas técnicas e documentais, prefeitura não expede alvará para transporte da Carreta Top Dance
EXPORAMA 2024EXPORAMA 2024 - VEJA PROGRAMAÇÃO
Com Laço, Rodeio, Shows e entrada franca, prefeita anuncia programação do aniversário de CULTURAMA
Motocicleta ficou totalmente destruída - Foto: IvinoticiasIVINHEMA - ACIDENTE FATAL
ACIDENTE FATAL: Colisão frontal na BR-376 deixa motociclista morto em Ivinhema
SOLIDARIEDADE AO RIO GRANDE DO SUL
De Fátima do Sul e Culturama: Carreta com 17 toneladas de donativos chega a Roca Sales, RS
IPEZAL DE LUTO
Ipezal se despede de Vilson Ferreira dos Santos, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento