Com a publicação de seu novo Estatuto Social no Diário Oficial da União de terça-feira (17), a ECT passa a atuar com regras mais modernas de gestão corporativa, a exemplo de outras grandes estatais brasileiras.
A publicação do novo Estatuto, por meio do Decreto nº 7.483, faz parte da iniciativa do Governo Federal para a modernização dos Correios e seu fortalecimento como empresa pública. No mês passado, o governo já havia publicado a Medida Provisória nº 532, que permite uma atuação mais forte da ECT, com a modernização de suas atividades. As medidas marcam o momento mais importante da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos desde a sua criação, em 1969.
Uma das inovações mais significativas do novo Estatuto é a fixação de regras de transparência para os Correios —exigência de publicação das demonstrações financeiras, auditadas por auditores independentes registrados na Comissão de Valores Mobiliários, e de divulgação prévia das matérias a serem deliberadas pela Assembleia Geral, com publicação da ata com as decisões.
Outra novidade é a participação de um trabalhador no Conselho de Administração da empresa, conforme estabelecido na Lei 12.353, de 28 de dezembro de 2010. Além disso, o presidente do Conselho de Administração passa a ser indicado pelo Ministro das Comunicações e as atribuições do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva ficaram melhor definidas.
Com as mudanças, a expectativa é que a ECT esteja melhor preparada para garantir, com transparência, o avanço da universalização dos serviços postais, o acesso aos serviços básicos de correios e a melhoria do atendimento aos cidadãos e às empresas brasileiras no crescimento de seus negócios.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ministério da Saúde prevê 3 mil mortes por dia por covid-19 nas próximas duas semanas

'Não tem UTI,amo vcs':a história por trás do tuíte viral que revela mensagens de mãe morta por covid

Assessor em fazenda do cantor Leonardo morre vitima de tiro acidental

Vítima de violência doméstica escreve bilhete com pedido SOS em agência bancária: 'Ele tá ai fora'

Confira se o seu CPF foi usado de maneira IRREGULAR por desconhecidos

Igreja Adventista vota documento com orientações sobre cultos e reuniões

O que está por trás da alta das internações de jovens com covid

Brasil tem novo recorde de mortes por covid em 24 horas: 1.910

Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia; total chega a 257,5 mil
