Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

No Congresso, deputados pedem mais de 200 homenagens em 2009

27 Nov 2009 - 17h01Por Contas Abertas

Em meio às discussões políticas, econômicas e, agora, climáticas, parlamentares reclamam da falta de tempo para discussão e votação sobre temas importantes para o país. Parte das críticas aponta para o número exagerado de sessões legislativas dedicadas a homenagear pessoas, instituições e datas. Das 329 sessões realizadas na Câmara dos Deputados, ao longo de 2008, por exemplo, 60 foram marcadas por solenidades. Naquele ano, foram realizadas outras 60 sessões ordinárias deliberativas, nas quais são discutidos hoje temas importantes como o pré-sal e a gripe suína. Só neste ano, foram apresentados mais de 200 requerimentos pedindo um momento de homenagem.

Segundo informações da secretaria da Mesa Diretora, o atual presidente, Michel Temer (PMDB-SP), tem concedido pedidos de sessões solenes para realização nas segundas e sextas feiras – seguindo a rotina acertada ainda na gestão Chinaglia (PT-SP). E apesar de acontecerem em dias “menos intensos”, algumas se tornaram palanque eleitoral. “Muitas sessões solenes têm um cunho regional, quando na verdade elas deveriam ter alguma referência com a humanidade ou a nação. Hoje essas sessões se tornaram muito banais, sem nenhum significado maior, e algumas até tediosas”, lamenta o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ).

Gabeira admite não ter requisitado nenhuma sessão solene durante os anos em que está na Casa. Ele diz que pensou em pedir uma homenagem às vítimas do atentado de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque (EUA), mas acabou desistindo. “Eu só vejo a necessidade de uma sessão solene quando se trata de um fato de grande envergadura. Além disso, em geral elas não chegam a atrapalhar a atividade parlamentar, mas temo que não aconteçam para acrescentar alguma coisa ao trabalho parlamentar”, diz.

De acordo com o regimento interno da Câmara dos Deputados, as sessões solenes são realizadas para grandes comemorações, homenagens especiais ou recepção de altas personalidades. Essas sessões podem acontecer inúmeras vezes a juízo do presidente da Casa ou até duas vezes ao mês, por deliberação do Plenário, mediante requerimento de, no mínimo, 52 deputados ou líderes de partidos que representem esse número.

Das sessões solenes realizadas no ano passado, por exemplo, menos da metade (24) podem ter sido realizada por decisão do Plenário. As demais teriam acontecido por decisão do então presidente, deputado Arlindo Chinaglia. Chinaglia diz não ver problemas no número de homenagens que acontecem, mas lembra que é difícil avaliar a legitimidade de cada sessão solene. “Muitas figuras ou entidades merecem (homenagem), mas o meu critério para justificar a necessidade de uma pode não bater com a de outros. Se um deputado pede uma sessão, por exemplo, para homenagear um hospital na cidade dele, fica difícil avaliar”, diz.

“É difícil alguém negar objetivos políticos em uma atividade política”, admite o ex-presidente da Câmara dos Deputados. “Não tenho nenhuma dúvida de que as sessões solenes podem e, de certa maneira, servem para cultivar as relações públicas. Isso não significa que a homenagem é insincera, mas dificilmente ela não terá um cálculo”, diz Chinaglia.

Entre os parlamentares que mais pediram sessão para homenagear, está a deputada Rebecca Garcia (PP-AM), que apresentou 10 requerimentos de sessão solene em 2009. Entre os pedidos de comemoração, Rebecca apresentou o Dia Mundial da Água, o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, o Dia Nacional da Força Aérea Brasileira, do Aviador, do Exército Brasileiro, do Soldado e outros. Diferente da linha de prestígio aos militares, a deputada também pediu a realização de solenidade em celebração ao aniversário do Grupo Bandeirantes de Comunicação, a Band. Até o fechamento da matéria a deputada amazonense não comentou as informações.


Até o último dia 24, foram realizadas 329 sessões do Plenário – 69 ordinárias deliberativas, 104 ordinárias não deliberativas, 90 extraordinárias deliberativas, 59 solenes e 70 de comissões gerais, nas quais o Plenário da Câmara se transformam em grandes debates com a participação da sociedade. Embora sejam públicas, apenas os oradores previamente designados podem fazer uso da palavra durante as sessões solenes, que independem do número de participantes.


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul