Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
POLÍTICA

No Brasil, Obama vai tentar recuperar imagem ruim deixada por Bush

Obama escolheu reforçar os valores universais da igualdade e democracia

18 Mar 2011 - 07h01Por R7

Em apenas dois dias, a comitiva americana conseguiu montar uma agenda para o presidente Barack Obama no Brasil carregada de simbolismos. A troca da sisuda São Paulo pelo Rio de Janeiro; o discurso ao “povo brasileiro” na Cinelândia e as boas-vindas à nova presidente do país: mensagens que pontuam o desejo de uma relação estratégica e amigável com o maior representante da América Latina, apontam especialistas brasileiros e americanos ouvidos pelo R7.

O cientista político e professor de Relações Internacionais da ESPM, Rodrigo Cintra, afirma que o objetivo da viagem é antes simbólico do que prático. Para ele, Obama tentará melhorar a imagem ruim deixada aos brasileiros pelo antecessor George W. Bush, mas não espera grandes acordos e parcerias concretas.

- A escolha pelo Rio de Janeiro é bastante representativa. A cidade não traduz os negócios, como São Paulo, mas o povo brasileiro. Será uma apresentação pública do presidente e oportunidade de mostrar como o seu país está alinhado com o Brasil.

Novo capítulo com Dilma

A relação com Dilma Rousseff também será um ponto de destaque na visita. Figura mais prática e menos ideológica do que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, Obama deve construir com Dilma uma relação mais “funcional”, afirma Shannon O’Neil, especialista em estudos sobre a América Latina do Council on Foreign Relations, de Washington.

- A identificação já é natural por serem dois presidentes pioneiros [Dilma a primeira mulher presidente do Brasil, e Obama o primeiro negro na Presidência americana]. Desde que Dilma foi eleita, ambos deram sinais de relação será mais funcional, objetiva e reflexiva.

Pontos que criavam polêmica entre os dois países, como o apoio do Brasil ao programa nuclear iraniano e aos líderes anti-EUA (Hugo Chávez e Fidel Castro), perderam a força com a saída de Lula e vão passar longe dos jantares e reuniões entre os presidentes, na opinião de Julia Sweig, também membro do Council on Foreign Relations.

- Dilma deixou seu recado ao se dizer defensora dos direitos humanos no começo do mandato. Isso não significa que EUA e Brasil não terão suas discordâncias, mas sinto um movimento para superarem esses pontos e manter a parceria.

Plateia agora são os brasileiros

Os grandes discursos populares no exterior começaram ainda quando Obama era candidato na Coluna da Vitória, em Berlim, teve seu grande momento na Universidade do Cairo, ao se reconciliar com o mundo muçulmano. Agora a Cinelândia, no centro carioca, será o seu mais novo palco para reforçar os “valores americanos”, aponta o professor Rodrigo Cintra.

- Obama escolheu reforçar os valores universais da igualdade e democracia para todo povo brasileiro. Será uma grande propaganda no sentido positivo. Bush deixou mensagem negativa, e Obama quer recuperar liderança ‘do bem’ americana.

Na análise de Peter Hakim, presidente do instituto Inter-American Dialogue, o evento também delimitará a importância do Brasil para a América Latina.

- Acabo de voltar da Colômbia e o que eu ouvi por lá foi que o mais importante acontecimento na América Latina nos últimos tempos é a ascensão do Brasil [no plano internacional]. Então, o que ele vai dizer ao Brasil terá reflexos em toda a região.

A Casa Branca indicou que o discurso de Obama na Cinelândia será “aos brasileiros” e o discurso em Santiago do Chile, para onde o presidente americano irá sem seguida, será voltado à América Latina como um todo.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação