Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Município entra na justiça com ações de desapropriações

22 Jan 2010 - 14h38Por Assessoria

A Procuradoria Geral do Município (PGM) entrou na justiça com três ações de desapropriações de áreas que serão atingidas pelo traçado do Anel Viário. As ações foram entregues nesta quinta-feira (21) pelo procurador geral, Fernando Baraúna, pela procuradora adjunta, Natagia Mendes e pelo procurador, José Roberto Carli, na 6° Vara Cível, que tem como titular o juiz José Domingues Filho.
De acordo com Fernando Baraúna, as ações de desapropriações foram necessárias já que é preciso apressar a liberação das áreas para que o Estado inicie as obras do Anel Viário. Há poucos dias o governo anunciou que estaria abrindo processo de licitação para contratar a empreiteira que vai executar a obra.
As ações foram proposta na justiça porque os proprietários das áreas não aceitaram nenhum tipo de acordo feito pelo município. Baraúna diz que foram esgotadas todas as negociações antes de serem propostas as ações contra os proprietários. Ele explicou que a PGM pediu a liberação das áreas através de liminares e posteriormente a justiça define o valor que o município deve pagar por cada parte do imóvel.
O procurador geral lembra que as negociações com os proprietários estão previstas para encerrarem até dia 29 deste mês. E que 90% já foram negociadas. Destas, uma parte dos proprietários decidiu doar, enquanto que fizeram negociações através da tabela estipulada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que é de R$ 13.219,00 por hectare. Se trata da maior tabela estipulada pelo Incra, segundo o procurador. Outros proprietários negociaram através de troca por áreas institucionais, prevendo futuro loteamento.
Para maioria dos proprietários que negociou com base na tabela do Incra achou a proposta bastante interessante. Os que decidiram doar, reconhecem o benefício que terão quando o traçado do Anel Viário passar por suas propriedades. “Todos os proprietários terão suas áreas valorizadas, já que uma rodovia vai passar em frente de suas propriedades, além disso, eles têm a opção de abrir um negócio para aumentar a renda”, assegura o procurador.
Exceto a valorização das áreas, o município será beneficiado, pois vai diminuir o tráfego pesado da área urbana da cidade. Com isso, diminuirão os acidentes e aumentaria a vida útil da malha asfáltica. Hoje um dos maiores gastos do município é com a recuperação do asfalto, com recapeamento e tapa-buraco.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados