Menu
BANNER IMPRESSORAS
terça, 16 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
Brasil

MS terá dois representantes da Juventude em reunião com Lula

11 Ago 2010 - 09h48Por MS Notícias
No dia 12 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Juventude no Brasil. O objetivo data é que os sonhos juvenis não sejam apenas sonhados, e sim fomentar a capacidade dos jovens de realização.
O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) realizará reuniões com os conselhos estaduais e municipais para trocar ideias sobre suas demandas e estimular o debate sobre as políticas de Juventude. Os encontros, que atuarão como fase preparatória do III Encontro Nacional de Conselhos de Juventude, serão divididos por região e acontecem durante o mês de agosto.

O primeiro evento reuniu a região Sul e o seguinte serviu para reunir os Conselhos da região Norte. Já no dia 12 de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional da Juventude, os Conselhos do Centro-Oeste se reunirão em Brasília. Depois será a vez dos Conselhos da região Sudeste e Nordeste.

Com as reuniões regionais de trabalho, que acontecem em parceria com os gestores estaduais, o Conjuve espera apresentar e fomentar a Rede de Conselhos, fortalecer o Pacto pela Juventude e potencializar as ações a partir de uma reflexão coletiva e do intercâmbio de experiências. Além dos Conselhos de Juventude, grupos e movimentos juvenis poderão participar das atividades.

Mato Grosso do Sul
Dois jovem foram convidados para representar Mato Grosso do Sul durante uma reunião com o presidente Lula, nesta quinta-feira (12). Gleiber Nascimento é um dos convidados e será o representante do Conselho Municipal da Juventude de Dourados.
Segundo Gleiber, a reunião com o presidente será no período da manhã e durante à tarde haverá a 1ª Mostra de Produções do Projovem Urbano e uma reunião extraordinária do Conselho Nacional da Juventude.

O intuito de Gleiber e da representante da Coordenadoria de Juventude de Mato Grosso do Sul é apresentar os anseios de todo o Estado. “Vou levar algumas demandas da juventude do Estado, como políticas públicas específicas para o segmento, investimento do fomento ao esporte, cultura, protagonismo juvenil e formação política”, afirma Gleiber.

Os dois representantes do Estado embarcam para Brasília nesta quarta-feira (11), no início da tarde.

Conselhos de Juventude
Os Conselhos de Juventude têm um papel estratégico na agenda juvenil, pois atuam como ponte entre a juventude e os responsáveis pela elaboração e execução das políticas públicas. Os conselhos têm qualificado a ação junto aos gestores, tendo como exemplo a aprovação da PEC da Juventude, transformada na Emenda Constitucional nº 65.

Cada Estado e Município pode criar o seu conselho de acordo com a realidade local. O Conjuve, é composto por 60 membros, sendo 40 da sociedade civil e 20 do poder público. Entre os representantes do poder público estão 17 Ministérios que possuem ações e programas voltadas para o público juvenil; o Fórum de Gestores Estaduais e Municipais e a Frente Parlamentar de Políticas Públicas de Juventude. Já a representação da sociedade civil conta com 13 entidades de apoio e 27 movimentos juvenis.

Leia Também

MORADIA
Projeto cria programa para auxiliar professores na compra de casa própria
CARTÃO DE CRÉDITO
Um em cada três brasileiros foi vítima de fraude com cartão de crédito
ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista
NOITE DE TERROR
Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos
ACIDENTE DE TRABALHO FATAL
Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos
AGRESSÃO NA ESCOLA
Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença