Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

MS já coletou 49% da meta de embalagens de agrotóxicos

27 Jun 2007 - 05h15
Hoje pela manhã (26), durante abertura dos “Encontros de Fiscalização e Seminários Regionais de Agrotóxicos”, a secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa, destacou o trabalho dos fiscais agropecuários com relação ao destino final das embalagens de agrotóxicos. Até o mês de maio o Estado atingiu 49% da meta de coleta do ano, que é de 1.330 toneladas. Ano passado, a meta de 1.150 toneladas foi superada.

“Os agrotóxicos são tecnologias fundamentais para garantir a produtividade e a lucratividade do setor primário. O mundo globalizado exige, não temos como fugir, mas temos que trabalhar com segurança e preservando o meio ambiente”, avaliou Tereza Cristina. Ainda segundo ela, o seminário acontece em um bom momento, pois servirá para harmonizar as ações dos órgãos oficiais que em 2008 devem se reunir durante o Seminário Nacional, em Belém.

A secretária ressaltou ainda que os produtores devem adotar a política da conscientização, pensar nas conseqüências, e não adquirirem produtos contrabandeados, tema da palestra ministrada ainda de manhã pelo representante do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag), Joaquim Machado Neto. “Fungicidas, inseticidas e principalmente os herbicidas – devido ao preço elevado – são os produtos que mais entram irregularmente no País”, afirmou ele durante a palestra.

Neto explicou que o contrabando deve ser combatido, pois provoca danos à cadeia de produção e comercialização de alimentos, além de causar prejuízos a sociedade e a saúde pública. “O produtor pode até adquirir um produto a um preço inferior, mas ele não sabe o que está comprando, e ainda acaba cometendo um crime. Somente o produto registrado é testado, aprovado e garantido”, complementa.

Uma forma de minimizar tal situação, de acordo com a secretária de Produção, estaria na produção de agrotóxicos genéricos, projeto que já está em andamento no congresso nacional. “É uma maneira de adquirir uma fórmula segura, porém mais acessível”, resume.

O evento segue com programação durante a tarde desta terça-feira, proseguindo até quinta-feira (28), no Hotel Jandaia, em Campo Grande. Participam do encontro fiscais agropecuários dos estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Os próximos encontros acontecem em Fortaleza (CE), no período de 31 de julho a 02 de agosto, e em Palmas (TO), de 18 a 20 de setembro. Mais informações estão disponíveis no site www.seminariodeagrotoxicos.com.br.
 
 
 
 
MS Notícias

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação