Representantes de movimentos sociais que acusam o governo e empresas transnacionais de repressão e violação de direitos entregaram hoje (6) uma cópia de um dossiê sobre a repressão aos defensores de direitos humanos e movimentos sociais no país à ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.
O relatório, divulgado hoje (6) aponta que a criminalização dos movimentos sociais tem se acentuado nas duas últimas décadas. Além de assassinatos e ameaças, os defensores de direitos humanos também se tornaram alvos de ações criminais e ilegais da polícia.
A ministra afirmou que acompanha essas denúncias há algum tempo e reconhece que há problemas entre o Estado e movimentos sociais. “Vou analisar todos os aspectos do dossiê. Esse já é um tema tratado pelo Conselho de Defesa de Direitos da Pessoa Humana e, em breve, a partir da análise, vamos pronunciar-nos mais pontualmente.”
Para o coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens, Leonardo Maggi, casos emblemáticos de violação e repressão contra movimentos sociais ocorrem há muito tempo. “Há um processo grave de repressão. Os índios são menosprezados, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é cassado e perseguido. Também há violação em obras de barragens que afetam a população.”
Deixe seu Comentário
Leia Também

Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro

Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem

Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22

Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos

Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho

Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados

Filho é obrigado abrir cova para enterrar próprio pai por não encontrar coveiro em cemitério

Trabalhador afastado por Covid-19 tem direito a auxílio-doença do INSS

Veja as opções de pagamento do IPVA com desconto
